Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/rio-sorocaba-sera-tema-de-maratona-fotografica/
Acessado em: 25/06/2018 - 14h10

Rio Sorocaba será tema de Maratona Fotográfica

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Cultura e Turismo (Secultur) e Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) promovem no dia 25 de março, das 8h às 12h, a Maratona Fotográfica “Rio Sorocaba”, em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba (22 de março). As inscrições estão abertas e devem ser feitas on-line pelo site http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/.

“O nosso objetivo é valorizar e mostrar a importância do rio Sorocaba para a cidade e seus habitantes, assim como ampliar o acervo iconográfico da paisagem de Sorocaba e revelar novos talentos na área de fotografia”, destaca o secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes.
A atividade é aberta a fotógrafos profissionais e amadores e as vagas são limitadas. Para isso, os inscritos deverão comparecer ao workshop, que será realizado no dia 22 de março, às 19h, no Chalé francês, quando receberão as instruções e técnicas de fotografia. A atividade integra a programação das oficinas culturais oferecidas pela Secultur em parceria com o Governo do Estado.
Para participar, poderá ser usada qualquer câmera ou dispositivo com capacidade de captura de imagens no mínimo de 5 MB. A Maratona Fotográfica ocorrerá em seis trechos do rio Sorocaba, sendo que cada um terá um orientador com 10 fotógrafos inscritos. Os menores de 18 anos poderão participar somente acompanhado dos pais ou um responsável ao longo de todo o percurso.
Em até cinco dias após o evento, o participante deverá entregar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, uma mídia (CD, DVD ou pendrive) com no máximo 20 arquivos em alta resolução, com o mínimo de 5 MB, no Grupo Imagem, localizado na rua Jouber Wey, 42, no Jardim Vergueiro. O envio dos arquivos também poderá ser feito via https://wetransfer.com/ para o e-mail eventos@grupoimagem.org.br.
As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora, coordenada pelo fotógrafo Edeson Souza, do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, conforme os seguintes critérios: consonância com o tema; criatividade; originalidade; estética; qualidade fotográfica (técnica); e qualidade informativa. Serão desclassificados os trabalhos que utilizarem imagens já registradas, manipuladas e logomarcas. As fotos selecionadas serão publicadas no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br), além das mídias sociais. Mais informações pelos telefones (15) 3211-0143 ou 3211-0578.
Sobre o rio Sorocaba
Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando o leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.
É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento dentro dos limites do município de Votorantim, chamado de Represa de Itupararanga. O rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.