“Romanceiro da Inconfidência” será tema do Encontros com o Mito

Por: Thuanne Souza (Programa de Estágio)

Com o objetivo de tratar de temas ligados à mitologia grega e romana, à arte e à literatura, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária de Cultura e Turismo (Secultur), promove nesta quinta-feira (26) das 14h às 16h, mais uma edição do projeto “Encontros com o Mito” na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”.

Na ocasião, o historiador José Rubens Incao vai tratar o tema ‘Romanceiro da Inconfidência’, através do estudo da obra de mesmo nome, escrita por Cecília Meireles (1901-1964), publicada em 1953, resultado de quase dez anos de pesquisa e elaboração.

Dividido em 85 romances ou temas, o livro faz uma leitura poética da Inconfidência Mineira, na qual personagens, cenários e pessoas transitam numa linguagem lírica e contundente. A obra serviu de tema para Chico Buarque de Holanda lançar, em 1969, o musical ‘Os Inconfidentes’, em plena Ditadura Militar.

A ação acontece semanalmente na Biblioteca Infantil que fica na rua da Penha, 673, no Centro. A entrada é gratuita e aberta ao público maior de 12 anos. Mais informações pelo telefone (15) 3231-5723.

Tags: