Romaria de Aparecidinha terá apoio de vários serviços da Prefeitura

Por: Gabriel Lara (Programa de Estágio) - Supervisão de Marcelo Andrade

A tradicional Romaria de Aparecidinha terá sua 120ª edição no dia 1º de janeiro de 2019. A procissão acompanhará a entrega da imagem de Nossa Senhora Aparecida de seu Santuário Novo, no bairro Aparecidinha, até a Catedral Metropolitana, Centro. Para maior segurança e conforto dos romeiros, a Prefeitura tomou algumas precauções, por meio dos serviços de suas secretarias.

De acordo com a Ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus, reuniões foram realizadas com organismos públicos para alinhar o apoio da administração municipal à romaria que é realizada pela Arquidiocese de Sorocaba.

Os serviços requisitados para o evento foram os de patrolamento da Avenida Três de Março, pela Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), além da roçagem de suas laterais e de todas as praças do bairro Aparecidinha, pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema).

Já o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) irá fazer a distribuição de caixas com água potável ao longo da extensão por onde a procissão passar. Também haverá a distribuição de 104 banheiros quimícos espalhados por todo o trajeto, disponibilizados pela Secretaria de Cultura de Turismo (Secultur) em parceria com a Secretaria de Licitações e Contratos (Selc).

A Secretaria da Saúde (SES) tem reservada para o evento uma ambulância UTI, com aparelhamento completo para casos de urgência, contando com um médico, uma enfermeira e um técnico de enfermagem na equipe de socorro.

Trânsito e linhas de ônibus

A Urbes estará funcionando com linhas extras de transporte público a partir das 4h, com o destino ao bairro Aparecidinha (Plataforma 2 – ponto G do Terminal Santo Antonio). Além disso, os agentes de trânsito farão interdição das vias para a passagem da Romaria, contando com o patrulhamento motorizado e a pé da Guarda Civil Municipal (GCM) e das Polícias Militar e Rodoviária em pontos específicos do trajeto, garantindo a segurança do evento.

Precedendo a Romaria, o padre Ricardo Chizzolini rezará a primeira missa do ano, às 5h, no Santuário Novo de Aparecidinha, com a presença do Arcebispo Dom Júlio, que seguirá junto aos romeiros pelas Avenidas Três de Março e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Rua Yashica, Avenida São Paulo, Ponte Francisco Delosso e Rua Quinze de Novembro até à Catedral Metropolitana, onde será celebrada a missa de encerramento, às 11h, pelo pároco Padre Tadeu.

* Santuário Novo de Aparecidinha – Estrada Dom José Melhado Campos, nº 160, Aparecidinha, Zona Leste.
* Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte – Praça Cel Fernando Prestes, Centro.

Muito Mais Por Sorocaba!

Tags:,