Rugby é tema de formação com professores de Educação Física da rede municipal

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), promoveu nesta quarta-feira (12) uma formação de Rugby com os professores de Educação Física no Centro de Referência em Educação (CRE). Participaram 20 professores das 17 escolas que atendem o Ensino Fundamental em Tempo Integral.

O trabalho é realizado em parceria com a Associação Hurra, que realiza formação de professores, faz o acompanhamento pedagógico nas escolas e fornece material específico da modalidade para os estudantes.

“Essas formações contribuem com a ampliação da oferta de modalidades não convencionais de atividades físicas e esportivas. No caso do Rugby, por exemplo, além do aprendizado, das técnicas e táticas do jogo, as crianças irão aprender sobre os valores, a cultura e a história desse esporte”, explica a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Maria Carolina Rebuá Ribeiro.

Uma das participantes da formação foi a professora Ariane de Castro Deiroz, que atua com alunos dos 4º e dos 5º anos da E.M. “Paulo Tortello”. Durante a atividade, ela relatou que houve uma mudança de comportamento das crianças com a apresentação da modalidade esportiva na unidade. “Eles ficaram apaixonados. É uma modalidade muito próxima do futebol. O objetivo era trabalhar um dia de rugby e um dia de ginástica, mas eles queriam só o rugby”, conta.

O projeto Rugby teve início nas escolas municipais em 2017. Com objetivo de estimular os valores que o esporte traz aos alunos, o Rugby foi adaptado para o Rugby Tag, no qual não existe o contato físico, utilizando apenas uma cinta com duas fitas laterais para toda a segurança e cuidado de cada criança.

 

 

 

Tags: