Saae amplia frota de veículos para agilizar serviços

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br

Dando prosseguimento a uma ação que teve início em 2015 e foi reforçada três anos depois, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está ampliando e renovando a sua frota de veículos, por meio de três contratos de locação.

De acordo com o diretor-geral interino da autarquia, engenheiro Rodolfo Barboza, o objetivo da ampliação, por meio de conratos de locação, é melhor equipar todos os setores do Saae/Sorocaba, mas principalmente o Operacional, e agilizar os serviços prestados à população.

“Esse trabalho de renovação e ampliação da frota teve início com a substituição dos caminhões por veículos do tipo picape, mais leves, para os serviços de manutenção, principalmente os relacionados a água e esgoto, que exigem maior agilidade para os chamados da população, contribuindo também para o nosso programa de diminuição de perdas de água, pois com veículos de menor porte conseguimos maior velocidade nos deslocamentos”, explica Rodolfo Barbosa.

Antes dessa ampliação, a autarquia possuía 22 veículos locados, entre leves, picapes (Saveiros) e caminhonetes de grande porte (S10). Com os novos contratos, a frota foi acrescida de mais 60 veículos, dos quais 23 são leves (Gol), 21 picapes (Saveiro), 14 caminhonetes (S10) e 2 vans (Sprinter).

De acordo com a distribuição definida pela Diretoria Operacional de Infraestrutura e Logística da autarquia, os veículos leves (passeio do tipo Gol) serão destinados aos gestores, encarregados e chefias, para que possam fazer os seus deslocamentos para o acompanhamento, coordenação e fiscalização das ações e obras dos diversos departamentos e setores, enquanto que as picapes de pequeno e grande portes serão empregadas nas ações operacionais, principalmente as manutenções relacionadas a água, esgoto e drenagem que ocorrem em toda a cidade.

Esse universo de diretorias, departamentos e setores abrangem as três áreas de atuação do Saae/Sorocaba: captação, adução, tratamento e distribuição de água; coleta, afastamento e tratamento de esgoto; e captação e drenagem de águas pluviais. Dentro desses três âmbitos, entram setores como os de manutenção, fiscalização, eletromecânica, alvenaria e próprios, materiais e logística, reparos e pavimentos, produção e segurança do trabalho, entre outros, que estão sendo atendidos com os novos veículos.

A novidade dos três novos contratos de locação fica para dois veículos do tipo Van (Sprinter), com capacidade para 16 lugares cada, e que têm como objetivo proporcionar maior segurança e conforto aos funcionários que são transportados entre as unidades da autarquia, principalmente aqueles lotados nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), todas elas localizadas em pontos distantes da cidade, onde o sistema de transporte urbano público não chega, sendo necessário o apoio da autarquia aos servidores.

Investimento de R$ 3,2 milhões e economia

Os novos contratos de locação somam um investimento total de R$ 3.216.967,44, abrangendo três empesas: a Lessor Veículos Eireli (R$ 1.761.994,80 – 22 veículos leves do contrato anterior que foi renovado e mais 23 veículos leves e 21 Saveiros do novo contrato); a CS Brasil Frotas Ltda. (R$ 1.159.972,80 – 14 caminhonetes S10) e a Zetta Frotas Ltda. (R$ 294.999,84 – 2 vans).

“São contratos com validade de 24 meses cada um, que proporcionam uma economia considerável para a autarquia, principalmente no item relacionado à manutenção, que exige um investimento constante quando se trata de frota própria. Temos que considerar também que com as locações, conseguimos manter uma frota de veículos novos e sempre em condições de uso e operação, fato que reflete na qualidade e agilidade dos serviços que prestamos”, explica o diretor Rodolfo Barboza.