Saae avalia alternativa para defender melhor a represa de Itupararanga

Por: Leandro Nogueira - leandronogueira@saaesorocaba.sp.gov.br

O Saae-Sorocaba tomou a iniciativa de contribuir com entidades e empresas parceiras para preservar a represa de Itupararanga. Na manhã da segunda-feira (24) recebeu representantes da Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga e da Votorantim Energia em reunião na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado. “Além de garantir água de qualidade e todo o saneamento básico para a nossa população, o Saae-Sorocaba une forças para a relevante preservação do principal manancial da região”, comemora o prefeito José Crespo.

Na reunião, discutiram ações para restaurar as Áreas de Preservação Permanente (APP) do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Itupararanga para contribuir com a proteção da qualidade do recurso que abastece cerca de 1,5 milhão de pessoas na região. A equipe da Votorantim Energia exibiu o mapa com algumas áreas de nascentes no entorno de Itupararanga, que se encontram carentes de cobertura vegetal. “Decidimos nos envolver com ações práticas. Unimos os nossos esforços às demais entidades para efetivarmos soluções conjuntas”, declara do diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

O diretor Operacional de Produção do Saae-Sorocaba, Reginaldo Schiavi, diz que, neste momento, o Saae-Sorocaba avalia quais são as possibilidades para a autarquia contribuir com o reflorestamento de espécies de mata atlântica em algumas das nascentes. “Estamos entusiasmados e já começamos a averiguar a viabilidade administrativa para participar o quanto antes”, declara o diretor Schiavi.

A reunião foi precedida de visita ao sistema de tratamento de água da ETA Cerrado. Participaram da reunião o gestor da APA Itupararanga, Waldnir Gomes Moreira; da Votorantim Energia, o gerente das Usinas do Complexo Sorocaba Dejair Silva de Lima, o supervisor de Sustentabilidade, Júlio César Bueno e o analista de Sustentabilidade, Flávio Guilherme dos Santos. Do Saae-Soroaba, além do diretor Operacional de Produção, participaram a coordenadora da equipe de Educação Ambiental, Gláucia Cristini Franco, o biólogo Luiz Augusto Assunção e o educador ambiental Jefferson Luis de Oliveira.

 

Tags: