Saae capacita novas equipes para ação de caça-vazamentos

Por: Juliana Hernandes

Em mais uma ação integrante do seu Programa de Redução e Controle de Perdas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está promovendo uma capacitação junto aos servidores do Departamento de Água, visando ampliar a abrangência das equipes de caça-vazamentos, cujo trabalho teve início neste mês.

 Os funcionários participantes do curso estão recebendo treinamento prático e teórico sobre o funcionamento e operação dos geofones, equipamentos eletrônicos que permitem a detecção de vazamentos não aparentes, ou seja, aqueles que não afloram à superfície, dificultando a sua localização.

Adquiridos recentemente pelo Saae, os geofones vêm facilitando o trabalho de retomada do abastecimento de água que tenha sido interrompido em determinada região, bairro ou rua, uma vez que muitas vezes as equipes de manutenção da autarquia encontram dificuldades para localizar a origem de um vazamento.

“Em algumas situações, a água escorre pelo subsolo, não aflorando à superfície, o que dificulta o nosso trabalho. Com a utilização desses aparelhos, conseguimos não somente detectar se existe um vazamento, mas pincipalmente o ponto onde ele ocorre, agilizando a manutenção e evitando desperdícios”, explica o diretor operacional de água, engenheiro Marcelo Moretto.

 De acordo com o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, o objetivo do Programa de Redução e Controle de Perdas, implantado no início deste ano, é minimizar as perdas de água existentes no sistema de distribuição da cidade, seja devido aos vazamentos ocorridos nas redes de distribuição ou por ocorrências como furtos de água (“gatos”), fraudes e problemas de funcionamento nos hidrômetros.

“Para situações de furtos de água e de fraudes ou mau funcionamento dos aparelhos medidores, estamos também adotando ações específicas, que se encontram em pleno andamento, incluindo a intensificação dos serviços de fiscalização e a renovação do nosso parque de hidrômetros”, explica Ronald.

Tags: