Saae finaliza obra para ampliar o abastecimento na zona norte

Por: Carlos Lara

Em mais uma ação visando ampliar o sistema de abastecimento da cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu na tarde desta segunda-feira (16) uma intervenção que tem como objetivo melhorar a distribuição de água na zona norte.

A obra realizada pela autarquia ocorreu na altura do número 5.500 da avenida Itavuvu e consistiu na instalação de um novo trecho de rede de distribuição, de 100 milímetros de diâmetro e 180 metros de extensão, que foi interligado à rede existente na rua Professora Vera Apparecida Guariglia dos Santos, responsável pelo abastecimento do Jardim Santa Esmeralda, bairro que em dias de temperaturas altas, e de consumo alto, apresentava momentos de interrupção na distribuição de água.

Logo após a conclusão do trabalho, a nova rede implantada foi colocada em carga e as medições realizadas na região constataram que a intervenção deu resultado, pois a pressão da água duplicou com a nova “injeção” naquele sistema.
Vilas Fiori e Gomes

Na última quinta-feira (12) a autarquia realizou mais uma intervenção visando regularizar o abastecimento de água em outra região da cidade que apresentava interrupções na distribuição em momentos de consumo acima da média.

Neste caso, a região beneficiada é a compreendida pelas vilas Fiori e Gomes, também na zona norte da cidade. O trabalho desenvolvido pela autarquia aconteceu na confluência das avenidas Ipanema e Brasil, onde está localizado um dos seus Centros de Distribuição. No local foi implantado um novo trecho de tubulação, de 250 milímetros de diâmetro e 50 metros de extensão, que atravessou as duas pistas da avenida Ipanema.

Nesta semana, o trabalho será concluído com a interligação das duas extremidades do novo trecho de tubulação, conectando o sistema de bombeamento do reservatório da autarquia à rede existente na rua Fernandes Camacho, responsável pelo abastecimento da região das vilas Fiori e Gomes. Com essa nova “injeção” no sistema, a autarquia pretende ampliar o volume e a pressão da água que é distribuída nessa região da cidade, e desta forma regularizar o abastecimento, principalmente nos momentos de pico de consumo.

Tags: