Saae-Sorocaba leva Programa Sorocaba 100% Esgoto Tratado para região de Brigadeiro Tobias

Por: Carol Fernandes - Programa de Estágio Supervisão: Neide Barbosa

A ação vai contemplar de imediato 80 imóveis beneficiando aproximadamente 320 moradores

As famílias do bairro Jardim Monte Alpino, na região de Brigadeiro Tobias, passam a contar a partir de agora com ações do Programa Sorocaba 100% Esgoto Tratado, uma iniciativa do Saae-Sorocaba em cumprimento a uma determinação do prefeito José Crespo. A implantação das redes coletoras de esgoto sanitário teve início nesta quarta-feira (9), e deve contemplar de imediato 80 imóveis (cerca de 320 pessoas) das ruas Alfredo Fernandes, Maria Dolores Piaia Lorato, Paulo Max Sang, João Mendes de Souza, Travessa Um, Travessa Dois e Travessa Três. Esse sistema, entretanto, tem capacidade para atender até 480 residências.  Ao todo, serão investidos aproximadamente R$400 mil e a expectativa é de que o trabalho seja concluído em 5 meses.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, enfatiza que Sorocaba está entre os municípios brasileiros com o melhor sistema de saneamento, onde são tratados 96,5% do esgoto produzido  na cidade. O tratamento é feito pelas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que possuem capacidade instalada para processar todo o esgoto gerado.  “O Programa 100% Esgoto Tratado instala as redes de coleta das casas até as ETEs. Com esse sistema, conseguiremos tratar os 3,5% que faltam para atingirmos toda a cidade. Por dificuldades técnicas ou financeiras, o Saae-Sorocaba não havia conseguido atender, mas na gestão do prefeito Crespo temos empenhado todo o esforço para garantirmos esse atendimento à nossa população, já que essa é uma das principais bandeiras de trabalho do prefeito”, explica o diretor geral da autarquia.

A ação deve pôr fim ao uso de sistemas individuais, do tipo fossas sépticas, que, por falhas construtivas e má utilização, acabavam transbordando e permitindo que o esgoto corresse a céu aberto pelas vias. Dessa forma, estão sendo implantadas redes coletoras de esgoto em tubos de PVC com diâmetro de 150mm e 44 poços de visitas, contando com uma extensão total de 1.825 metros. A rede será interligada ao sistema coletor existente na Avenida Bandeirantes, principal via de acesso ao bairro de Brigadeiro Tobias.

Programa Sorocaba 100% Esgoto Tratado prossegue no Jacutinga

As ações do Programa Sorocaba 100% Esgoto Tratado também prosseguem no bairro Jacutinga, que fica na divisa entre as Zonas Norte e Oeste da cidade. A obra começou em novembro do ano passado e já conta com 350 metros de redes coletoras instaladas, contemplando 20 famílias com o esgoto coletado e tratado.

Com o investimento aproximado de R$ 1,5 milhão, a rede é instalada até mesmo sob a linha férrea, através do método “tatu” que permite construir a rede por baixo do solo, sem a necessidade de interferências ou bloqueios em sua superfície.

Muito Mais Por Sorocaba!

Tags:, ,