Saae vai substituir 2.500 hidrômetros por mês

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

O programa de substituição de hidrômetros que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está desenvolvendo entra em uma nova fase nesta semana, quando tem início o trabalho da empresa terceirizada recentemente contratada, após um processo de licitação. O trabalho integra o programa de governo do prefeito José Crespo, cujo item que trata do assunto tem como objetivo a redução dos índices de perdas no sistema de distribuição de água tratada da cidade.

De acordo com o contrato assinado, são sete equipes que estarão trabalhando nas ruas da cidade, com meta de 2.500 hidrômetros substituídos por mês e expectativa de 30 mil trocados até o final de 2018. Apenas com pessoal próprio, a autarquia vinha substituindo uma média de 700 hidrômetros por mês.

“Nosso objetivo com esse programa é garantir o pleno funcionamento do parque de hidrômetros da cidade, que atualmente gira em torno de 220 mil, entre residenciais, comerciais e industriais, além de recuperarmos receita, visto que muitos dos aparelhos instalados na cidade estão com funcionamento comprometido, devido ao tempo de uso ou fraudes realizadas”, destaca o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.

Nesta terça-feira (05) os funcionários da empresa terceirizada que realizará as substituições passaram por um treinamento no Centro Operacional da autarquia, que incluiu orientações sobre a forma correta de abordagem aos munícipes; procedimentos práticos para a correta troca dos hidrômetros, incluindo o pé do cavalete, caso esteja apresentando ferrugem ou vazamento; e identificação de violações e fraudes, entre outras.

De acordo com a definição do corpo técnico da autarquia, estão sendo substituídos os hidrômetros que tenham mais de cinco anos de instalação e os aparelhos que estejam parados, quebrados, com cúpula embaçada ou amarelada ou fraudados. Essa situação dos aparelhos a autarquia tem conhecimento por meio do seu cadastro, das leituras mensais e dos relatórios dos leituristas.

Junto com a ordem de serviço, os funcionários da terceirizada que realizarão as substituições entregarão aos munícipes um folheto contendo as explicações sobre os motivos da ação e as especificações do novo aparelho, que é mais sensível para a medição do volume de água consumido, em comparação com os mais antigos.

Uniforme e identificação

A empresa terceirizada que realizará as substituições dos hidrômetros contará com sete equipes nas ruas da cidade a partir desta quarta-feira (06), das quais seis trabalharão com motocicletas e uma com um veículo picape.

Os funcionários estarão uniformizados com camisa azul-claro, calças azul-anil e sapatos pretos, com a inscrição “A Serviço do Saae Sorocaba”, e utilizarão crachá de identificação. Os munícipes que tiverem dúvidas na abordagem devem pedir orientações junto ao Saae/Sorocaba, por meio dos telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224.5969, ou pelo e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br.