Sábado ocorrerá a tradicional descida de barco do rio Sorocaba

Por: Aline Lima ( Programa de Estagio)

População poderá participar da atividade com embarcação própria, como barco a motor, barco a remo, canoa, stand up paddle e caiaque.

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vão promover na manhã de sábado (24), a partir das 8h, a já tradicional descida de barco do rio Sorocaba, como parte das comemorações do Dia da Água e o Dia do Rio Sorocaba (22 de março). Ao final, os grupos se encontrarão na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) S1, próximo ao Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer a unidade do Saae.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins,  Jessé Loures, a atividade visa conscientizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do rio Sorocaba e a importância da preservação dos mananciais.

A saída da expedição será  da rua da antiga usina a diesel da Cianê (antiga Usina Cultural), na altura do Corpo de Bombeiros da avenida Dom Aguirre. O grupo percorrerá o trecho entre a Ponte Padre Madureira e a ETE S1, próximo ao Parque das Águas, num trajeto de aproximadamente 60 minutos.

Nesta edição, a expedição contará com o apoio e a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e as Prefeituras de Votorantim, Ibiúna e Piedade.

 

Como participar

Para participar, o interessado deve fazer sua inscrição gratuita pelo site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Podem participar pessoas com embarcações, como barco a motor, barco a remo, canoa, stand up paddle e caiaque. Será obrigatório o uso de colete salva-vidas. A Prefeitura de Sorocaba não disponibilizará embarcações para o público. Mais informações pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br o pelo telefone (15) 3219-2299.

 

Sobre o rio Sorocaba

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.

É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, na Represa de Itupararanga. O rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

 

Tags:, , ,