Sábado tem feira orgânica no Campolim e no Parque Chico Mendes

Por: Laura Mariano (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco - tmferreira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Fernando Abreu

No próximo sábado (9), acontecem simultaneamente, das 8h as 11h, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, e o no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista, as feiras de hortifrútis orgânicas da cidade.

Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), elas oferecem alimentos cuidadosamente cultivados por meio de manejo natural, sem a adição de pesticidas. As feiras são resultados da parceria com dez agricultores familiares.

Com o objetivo de promover a agricultura regional e familiar, os agricultores oferecem seus produtos à população exigente de uma alimentação orgânica. São três feirantes no “Chico Mendes” e outros sete no Campolim. “A intenção das feiras é levar à população uma alimentação saudável”, informa a chefe de seção de Agricultura e Abastecimento, Valquiria Bernardo Conceição.

O estado de São Paulo está entre os dez estados brasileiros que mais promovem a produção orgânica, e uma parte desta produção pode ser encontradas nas feiras livres de Sorocaba. Esses produtos permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si.

“Os alimentos orgânicos são alimentos mais saudáveis, nutritivos e saborosos, já que a produção respeita e preserva os recursos naturais e o meio ambiente”, explicou a nutricionista da Seaban, Liliam Ghiraldi. Por não utilizar agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos, não causam nenhum dano à saúde do consumidor. Segundo a nutricionista, o sabor e aroma são mais intensos e preservados nos alimentos orgânicos, pois sua produção ocorre de forma mais natural.

Nas feiras o consumidor poderá encontrar hortifrutis como banana; laranja; mamão; manga; maracujá; limão; brócolis; espinafre; salsa; cebolinha; alface; abobrinha; berinjela; beterraba; cenoura; pepino, pimentão e tomate

A qualidade do produto orgânico é assegurada por um selo de certificação, fornecido pelas associações de agricultura orgânica, ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. Este selo garante ao consumidor adquirir produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

O Parque “Carlos Alberto de Souza” está localizado na avenida Antonio Carlos Comitre, 800, no Campolim. O Parque Natural “Chico Mendes” fica na avenida Três de Março, 1.025, Alto da Boa Vista.

Tags: