Samu atenderá pelo fone 193 no dia 21 de dezembro

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Na ocasião, a linha 192 estará inativa. Medida é para viabilizar a mudança de endereço da central da unidade, que funcionará em Santa Rosália

A central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sorocaba vai mudar de endereço e, por este motivo, na próxima segunda-feira (21), o fone 192 estará inativo. Nessa data, as solicitações deverão ser feitas via fone 193, do Corpo de Bombeiros, quando a equipe do Samu estará responsável por receber as chamadas. A previsão é que o atendimento esteja normalizado já a partir da 0h do dia seguinte, terça-feira (22).

“Essa alteração necessária não vai comprometer em nada a qualidade do atendimento prestado”, garante Diego Bispo Fernandes, chefe da Seção de Apoio Administrativo do Samu192. Atualmente, a central da Samu funciona no prédio dos bombeiros localizado na Rua Bento Manoel Ribeiro, 275, no Cerrado. A partir das 6h de terça-feira (22), a unidade passará a funcionar em imóvel situado na Rua Aparecida, 244, em Santa Rosália.

A mudança de endereço vai garantir a habilitação do Ministério da Saúde (MS) e melhor qualificação dos serviços realizados. “Por consequência, teremos direito de triplicar o valor de repasse que o Samu 192 recebe do Ministério da Saúde”, explica Diego. Segundo ele, estão sendo executadas as últimas adequações no novo prédio para se cumprir as determinações do MS. “Inclusive esta semana um técnico do Ministério está em Sorocaba, já viu a nova unidade e adiantou que vai habilitar o serviço”, complementa.

Ainda na terça-feira (22), para evitar algum tipo de comprometimento no atendimento à população, uma equipe do Samu 192 permanecerá na unidade dos bombeiros no Cerrado, operando em paralelo com aquela no novo endereço. Por dia, com base nos números de dezembro, o Samu 192 recebe, em média, cerca de 800 ligações.

Tags:,