SAMU completa 11 anos em Sorocaba

Por: Marcelo Almeida Jr

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência realiza uma média de 1.500 atendimentos por mês

No dia 19 de junho de 2007, a cidade de Sorocaba implantou oficialmente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O serviço realiza uma média de 1.500 atendimentos mensais e nesta terça-feira (19) completa 11 anos na cidade salvando vidas.

Para celebrar os 11 anos de assistência às urgências e emergência na cidade, a coordenação fez uma vaquinha para prestigiar o dia com dois bolos personalizados que continham o desenho do logo e da ambulância do SAMU. Também participaram da confraternização integrantes do Corpo de Bombeiros que atuam em parceria com a Secretaria de Saúde (SES).

De acordo com a SES, o SAMU conta uma Central de Regulação de Urgências, situada à avenida Independência, 4.193, no Éden, integrada ao Corpo de Bombeiros. Além de uma base descentralizada integrada à Unidade Pré-hospitalar Zona Norte, que fica localizada na avenida Itavuvu, 101, na Vila Olímpia. Neste local, encontra-se as ambulâncias que realizam as ocorrências por toda a cidade todos os dias da semana durante 24 horas.

Para oferecer esse atendimento ampliado em Sorocaba, o SAMU possui um número considerável de funcionários que atuam noite e dia na cidade. 3 rádios operadores, 18 telefonistas, 24 condutores, 30 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros e 29 médicos compõe o time de profissionais.

Para o coordenador e médico do SAMU, Caio Saboya, a importância desse serviço em Sorocaba é fazer a diferença na realização de um primeiro atendimento de excelência. “É uma satisfação ajudar ao próximo e ter a chance de salvar vidas. Também é muito gratificante ser reconhecido pela população e agradecer por algum atendimento que fizemos”, relatou Caio.

Perguntado sobre a ocorrência mais inesquecível em sua memória, Caio lembra de um garoto de 18 anos que sofreu uma parada cardiorrespiratória após se afogar no Parque das Águas. “Com a ajuda do Corpo de Bombeiros, fizemos imediatamente o atendimento e quando a gente deu conta, o coração do rapaz tinha voltado a bater. A população presente quando percebeu que a vítima tinha voltado à vida, começou a bater palmas pelo resgate realizado”, contou emocionado.

Como funciona o atendimento do SAMU?

Todas as solicitações são feitas por meio de ligação gratuita para o número 192. Essas chamadas são atendidas na Central de Regulação do SAMU e, imediatamente, são triadas por atendentes telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM). De acordo com a solicitação e a classificação de urgência, a chamada é encaminhada para a central de ambulâncias ou para o médico do SAMU.

O médico fala com o solicitante e pede informações para poder definir qual é o atendimento mais adequado para o tipo da ocorrência e qual a ambulância será destinada para o atendimento.

O SAMU de Sorocaba dispõe de cinco Unidades Básicas (com um auxiliar ou técnico de enfermagem e um condutor) e uma Unidade de Suporte Avançado (com um médico, um enfermeiro e um condutor). Essas equipes prestam o primeiro atendimento ao paciente e, de acordo com a avaliação do médico regulador e a disponibilidade de vagas nas unidades de saúde da cidade, são encaminhados para a unidade apta para atender cada tipo de caso.

Essa transferência pode ser feita para uma unidade de urgência e emergência ou para o Pronto Socorro do Hospital Regional, que é a referência para os casos de alta complexidade e trauma.

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