Samu realiza treinamento para profissionais de UBSs

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

O Núcleo de Educação Permanente de Saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sorocaba, em conjunto com a Área de Educação em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), prossegue com os treinamentos sobre Suporte Básico à Vida para profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba.

O curso tem como objetivo principal ensinar esses profissionais as técnicas de ressuscitação cardíaca e pulmonar, reconhecimento e ação frente a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), bem como a utilizar corretamente o Desfibrilador Externo Automático (DEA) e assim melhorar a atenção à saúde da população, seja do paciente que vai à UBS ou mesmo da comunidade em geral. “Muito do que se aprende aqui é replicado depois para outras pessoas. São ações básicas de prevenção a acidentes e outras que podem ajudar a evitar complicações num quadro de saúde”, explica Cibele Cristina de Oliveira, supervisora do Núcleo de Educação Permanente de Saúde do Samu.

Nesta quinta-feira (22), teve início a capacitação das equipes das UBSs Lopes de Oliveira, Vitória Régia, Sorocaba I, Simus, Cerrado, São Guilherme e Márcia Mendes. De acordo com Cibele, cerca de duzentos profissionais dessas unidades – entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem – foram divididos em quatro turmas e terão aulas em dois dias diferentes cada uma, até o dia 5 de novembro. O curso tem carga horária de doze horas.

Cibele diz ainda que nesses treinamento já estão sendo introduzidas as novas diretrizes de 2015 da American Heart Association, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos que providencia cuidados cardíacos, no sentido de reduzir lesões e mortes causadas por doenças cardiovasculares e AVC.

Tags:, ,