Samu registra mais de 145 mil ocorrências em 2018

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

De acordo com a Central de Regulação de Urgência do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de janeiro até novembro deste ano, foram recebidas 145.998 ligações de ocorrências oriundas da cidade de Sorocaba. Apesar do número considerável, houve uma redução de 10,65% de ligações em comparação ao mesmo período no ano de 2017, visto que no ano passado foram realizadas 163.417 chamadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Dentre todas as ligações, a que acontece com mais frequência são os de acidentes ocasionados por colisão de carro ou moto, envolvendo vítimas. E acidentes domésticos, que nesse caso é mais recorrente entre os idosos e crianças, podendo ter alguns problemas graves devido à resistência e fragilidade do corpo.

Para oferecer um atendimento de excelência em Sorocaba, o Samu possui um número considerável de funcionários que atuam noite e dia na cidade: três rádios operadores, 18 telefonistas, 24 condutores, 30 técnicos de enfermagem, sete enfermeiros e 29 médicos compõe o time de profissionais.

Todas as solicitações são feitas por meio de ligação gratuita para o número 192. Essas chamadas são atendidas na Central de Regulação do Samu e, imediatamente, são triadas por atendentes telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM). De acordo com a solicitação e a classificação de urgência, a chamada é encaminhada para a central de ambulâncias ou para o médico do Samu.

O médico fala com o solicitante e pede informações para poder definir qual é o atendimento mais adequado para o tipo da ocorrência e qual a ambulância será destinada para o atendimento.

O Samu de Sorocaba dispõe de cinco Unidades Básicas (com um auxiliar ou técnico de enfermagem e um condutor) e uma Unidade de Suporte Avançado (com um médico, um enfermeiro e um condutor), além de uma reserva técnica com seis veículos que é o reforço e segurança para que a cidade não fique desassistida, caso os veículos atuantes precisem de manutenção. Essas equipes prestam o primeiro atendimento ao paciente e, de acordo com a avaliação do médico regulador e a disponibilidade de vagas nas unidades de saúde da cidade, são encaminhados para a unidade apta para atender cada tipo de caso.

Essa transferência pode ser feita para uma unidade de urgência e emergência ou para o Pronto Socorro do Hospital Regional, que é a referência para os casos de alta complexidade e trauma.

Gestão Crespo conquista mais duas ambulâncias para o Samu

O prefeito José Crespo conquistou mais duas novas ambulâncias para a frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em uma articulação junto ao então ministro da Saúde Ricardo Barros, quando ele esteve em Sorocaba no mês de março deste ano, que foram entregues para uso da população no dia 5 de julho de 2018.

Durante a visita do presidente da República, Michel Temer, para a entrega de 300 ambulâncias a 219 cidades, realizada em Sorocaba, o prefeito e o seu secretário de Saúde na época cobraram do ministro e do presidente as razões para que os sorocabanos não tivessem sido contemplados com veículos e houve então a promessa de uma entrega posterior, em julho, o que ocorre nesta quinta-feira.

As novas ambulâncias integram o programa de renovação de frota. Portanto, substituíram ambulâncias com mais de cinco anos de uso. Com essa renovação, os dois veículos mais velhos foram substituídos pelos novos e a reserva técnica foi aumentada com os dois veículos mais velhos.

De acordo com a secretária de Saúde, Dra Marina Elaine Pereira, a reserva técnica é o reforço e segurança para que a cidade não fique desassistida, caso os veículos atuantes precisem de manutenção.

José Crespo destaca que o pedido ao Ministério da Saúde vem sendo reforçado desde que assumiu sua gestão em 2017. “Este governo tem como principal objetivo a melhoria da saúde pública em Sorocaba. Eu pessoalmente solicitei ao presidente Temer essa atenção especial à doação desses dois veículos”, explica o prefeito.

Sorocaba está em plano para aquisição de mais 2 viaturas

A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, revela que a atual gestão da Secretaria de Saúde está com plano para adquirir mais duas viaturas para reforçar a frota do Samu. Este aumento será possível através de emenda parlamentar que aguarda ata de registro de preço do Ministério da Saúde.

Marina Elaine Pereira conta que o empenho diante dessa gestão vem sendo intensificado cada vez mais para trazer melhorias. “Em 2018 conquistamos duas ambulâncias e até 2019 mais duas poderão ser conquistadas, por meio dessa emenda. Ampliar serviços de saúde à população é sempre algo gratificante”, ressalta a titular da pasta da Saúde.

Muito mais por Sorocaba!

Tags:,