Saúde bucal capacita 130 agentes comunitários

Por: Marcelo de Almeida Jr.

A Secretaria de Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde Bucal, realizou nos dias 16 a 31 de julho, uma capacitação liderada pelos dentistas do SEPTO (Serviço de Educação, Prevenção e Triagem Odontológica), Marcos Lima e Carlos Pinto. Durante a realização feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), um total de 130 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) foram capacitados.

De acordo com a SES, além dos ACSs, as equipes de saúde das unidades também foram convidadas a participar do treinamento. As orientações foram desenvolvidas nas unidades Sabiá, Cerrado, São Bento, Cajuru, Brigadeiro Tobias, Wanel Ville, Rodrigo, Vitória Régia, Ulisses, Aparecidinha, Habiteto e Nova Esperança.

Segundo a coordenadora da Saúde Bucal do município, Paula Regina, os dentistas abordaram temas, como placa bacteriana, alimentos cariogênicos, técnicas de escovação e fio dental, halitose, prevenção e detecção precoce do câncer bucal e cuidados com a saúde bucal na primeira infância. Outro assunto de destaque foi a importância do tratamento odontológico nas gestantes.

“Todo esse aprendizado será repassado à comunidade, através de visitas domiciliares aos cidadãos e ações territoriais que envolvem UBSs e população. Nessas iniciativas, os agentes terão a chance de promover a saúde bucal a todos”, ressalta a coordenadora.

Tags: