Saúde capacita 79 servidores através do Curso de Gestão em Saúde

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

Aconteceu nesta terça-feira (27) as apresentações dos trabalhos de conclusão do Curso de Gestão em Saúde, projeto elaborado pela Secretaria da Saúde (SES) que visou capacitar servidores públicos da pasta que atuam como gestores. O principal objetivo do curso foi contribuir com o aprimoramento da gestão do sistema de saúde, através do desenvolvimento das competências dos gestores da secretaria para enfrentar os desafios do SUS (Sistema Único de Saúde) e melhorar a atenção oferecida aos cidadãos. No total, 79 servidores concluíram o treinamento e a apresentação final ocorreu na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.

Após 16 encontros, os participantes do curso tiveram como tarefa elaborar uma apresentação como trabalho final, identificando problemas que afetam diretamente a saúde da população, apresentando um planejamento completo, para assim chegar a uma solução viável. De acordo com o médico especialista em gestão e docente responsável pelo curso, José Manoel Amadio Guerrero, é necessário que seja desenvolvida essas competências nas equipes de administração, serviços públicos de saúde e contratos, assim oferecendo ferramentas para serem utilizadas.

José Manoel relata o quão gratificante foi ver o empenho dos servidores ao longo do curso. “O esforço deles em conseguir compreender como é trabalhar com planejamento, com questões orçamentarias e gestão de pessoas é extremamente importante. É visível esse amadurecimento e nesse momento que eles apresentam o trabalho de conclusão, demonstra a vontade deles em oferecer um serviço de qualidade cada vez melhor para a população de Sorocaba”, explica.

A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, participou da apresentação final e destacou sua felicidade pela realização. “O principal elemento que provocou a ideia da elaboração desse curso foi o servidor. Sabemos as inúmeras dificuldades que esses profissionais têm encontrado no seu dia-a-dia para promover a assistência em saúde. E diante disso, ressalto que além da preocupação com a população é preciso valorizar nossos profissionais da rede pública de saúde, pois são eles os responsáveis em salvar vidas”, ressalta a secretária.

A servidora Aline Cristine conta que o Curso de Gestão em Saúde foi muito importante, pois abordou vários temas que ela tinha pouco conhecimento, como por exemplo, o Plano Municipal de Saúde, que tem como objetivo definir resultados a serem buscados pelo município, além de contar com aulas dinâmicas e trabalhos práticos que ajudam absorver o conteúdo.

Este primeiro módulo foi direcionado para os servidores que ocupam cargos de chefia e que não participaram da capacitação anterior em 2016. Em 2019, será feito um módulo de atualização para as outras chefias que fizeram o curso em outros anos, além de oferecer o “Módulo 2″ do curso, direcionado aos aspectos operacionais específicos de cada serviço.

Tags: