Saúde encerra nesta quarta inscrições para Programa de Residência

Por: Neide Barbosa

Terminam nesta quarta-feira (27) as inscrições do processo seletivo para novas turmas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde aberto pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Secretaria da Saúde do município.  Ao todo são oferecidas 48 vagas, sendo 27 em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, 12 em Residência Multiprofissional em Saúde Mental com ênfase em Atenção Básica, 06 em Residência de Medicina de Família e Comunidade e 03 em Psiquiatria.

As vagas são destinadas para profissionais de saúde já graduados e contempla 11 profissões: medicina, odontologia, fisioterapia, nutrição, enfermagem, terapia ocupacional, psicologia, educação física, serviço social, fonoaudiologia e farmácia. Os programas de residência constituem-se em ensino de pós-graduação lato sensu, destinados a profissões em nível superior da área de saúde, sob a forma de curso de especialização.

A Residência possui duração de 24 meses, contabilizando uma carga horária total de 5.760 horas, respeitando-se a carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, sendo 80% práticas e 20% teórica/teórico-prático. As atividades são realizadas predominantemente nas Unidades de Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba, bem como demais serviços que compõem a rede de saúde loco-regional.

 O edital do processo seletivo está disponível no site http://www.sorocaba.sp.gov.br/concurso/processo-seletivo-residencias-em-saude/. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 27 de dezembro de 2017. Considerando essa gratuidade, a Comissão Organizadora do Processo Seletivo convida os candidatos inscritos a doarem um quilo (1Kg) de alimento não perecível a ser entregue no dia da prova, prevista para 28 de janeiro de 2018. Os candidatos aprovados e regularmente matriculados receberão a título de bolsa, através do Ministério da Saúde, a quantia mensal de R$ 3.330,43.

Os Programas de Residência em Saúde da Prefeitura de Sorocaba têm por objetivo o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos envolvidos bem como a melhoria contínua da assistência à saúde da comunidade. As atividades das novas turmas estão previstas para iniciarem no dia 01 de março de 2018.

Tags: