Saúde oferece 5º encontro de cuidadores do Serviço de Atenção Domiciliar

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

Com a missão de capacitar novos cuidadores responsáveis por pacientes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), a Secretaria de Saúde (SES) promoveu um encontro para 26 pessoas que iniciaram no programa. O 5º encontro aconteceu na última sexta-feira (31) na unidade do setor, situada à avenida Moreira Cesar, 398, no Centro. 

Segundo a enfermeira e coordenadora do SAD, Elizangela Leôncio de Souza, nestes encontros são desenvolvidas habilidades relacionadas aos aspectos do cuidado de pacientes acamados. “O objetivo do encontro é de informar e acolher os novos cuidadores do serviço. Portanto, realizamos sempre nas últimas sextas-feiras, a cada dois meses e a próxima capacitação será no dia 26 de julho”, reforça Elizangela.

Popularmente conhecido como Acamados, o SAD possui cerca de 700 pacientes em acompanhamento. O foco principal de atendimento são as pessoas com pós-internação (até 15 dias de alta), pacientes que realizaram de instalação de novos dispositivos (sondas e traqueostomia), AVC recente (acidente vascular cerebral), pacientes oncológicos e indivíduos em recuperação pós-cirúrgica. As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mesmo horário de funcionamento do serviço, nas regiões norte, leste e oeste de Sorocaba. Nelas, o paciente recebe visita do médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo, de acordo com a necessidade de cada caso.

Acesso ao serviço

O acesso ao serviço é por meio do telefone 156 ou via UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Unidades de Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e hospitais, desde que o paciente não resida em áreas que são atendidas por um outro programa, o de Estratégia em Saúde da Família (ESF).

A sede do SAD está localizada na Avenida Moreira César, 398 (antigo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA), onde são realizados atendimentos aos cuidadores: serviço social, psicólogo, dispensação de insumos (como materiais para curativos, por exemplo) e documentos (receitas/atestados).

Muito mais por Sorocaba!

Tags: