Saúde promove força-tarefa para reduzir as faltas em exames e consultas com especialistas

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Devido ao alto índice de absenteísmo para consultas em especialidades e exames, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), inicia a partir desta segunda-feira (6) uma força-tarefa nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para qualificação de guias de encaminhamento. Os pacientes que possuem guias com data anterior a janeiro de 2017, devem procurar a UBS de referência para renovação de cadastro até o dia 20 de setembro de 2018. As unidades estarão atendendo para este serviço de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30.

De acordo com a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a dificuldade no contato com os usuários devido à mudança de endereço e telefone, acarreta em perdas significativas de vagas em consultas agendadas. “Essa força-tarefa é uma solução para que possamos apurar o número real da demanda reprimida entre consultas e exames. Muitas pessoas desistem, mudam de cidade e não avisam sobre a desistência pelo procedimento. Essa não atualização aumenta ainda mais o tempo de espera para agendamento, prejudicando os demais usuários SUS dependentes”, explica Dra. Marina.

Já os cidadãos que não atualizarem o cadastro nas UBSs, estes terão suas guias arquivadas em prontuário individual. “A guia não é descartada, mas ela fica arquivada até o paciente atualizar seus dados em nosso sistema. Após atualizada, há reinserção do pedido na demanda do município”, relata o gestor técnico da Atenção Básica, Dr. Frederico Grizzi de Campos.

O endereço de cada UBS pode ser consultado no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude.

Tags: