Saúde realiza ação de prevenção no Centro Pop e atende 50 pessoas

Por: Marcelo de Almeida Jr.

A Secretaria de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS), realizou uma ação de prevenção nesta segunda-feira (17) no Centro de Referência Especializada em População em Situação de Rua, o Centro Pop. A atuação atendeu cerca de 50 pessoas e contou a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Márcia Mendes, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) AD (Álcool e Drogas) “Roda Viva” e o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais.

A programação ofereceu vacinação de hepatite b, tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e de tetáno/difeteria, pela equipe da UBS. Os cidadãos em situação de rua tiveram a oportunidade de assistir duas palestras. A primeira foi sobre orientações das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e a segunda explicando como funciona o serviço de atendimento do CAPS para usuários de drogas e álcool.

“Estamos empenhados em atuar na prevenção e promoção da saúde. Esse importante trabalho das duas secretaria visa resgatar a dignidade dessas pessoas e oferecer orientação”, relata a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira.

De acordo com a coordenação do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais , foram realizados 27 testes rápidos, sendo diagnosticados sete sífilis, três hepatites C e um caso de HIV. Todos esses pacientes foram agendados para iniciarem tratamento na rede pública de saúde. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 30 e 40 minutos.

A iniciativa contou com aproximadamente 15 colaboradores (enfermeira e técnicas de enfermagem) e parceria da Faculdade Anhanguera, que disponibilizou alunos da área de enfermagem.

Tags: