Saúde realizará seminário de aleitamento materno

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

O evento faz parte da programação de atividades da Semana Municipal de Aleitamento Materno de Sorocaba

Com a missão de propagar os cuidados, benefícios e informações sobre amamentação, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), realizará nesta sexta-feira (3), das 8h às 12h, um seminário da Semana Municipal de Aleitamento Materno. O evento será destinado aos profissionais da rede pública de saúde e acontecerá no Centro de Referência em Educação (CRE), à Rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira.

Neste ano o tema do seminário será “Construindo Saúde desde o nascimento”, composto de três palestras através de profissionais convidados. A primeira a se apresentar será a psicóloga Gleise Piva com o assunto “Importância da formação de vínculo”; em seguida a médica pediatra, Dra. Andreia Gouveia explicará o conteúdo “O papel do pediatra nas dificuldades da amamentação”. Para finalizar, a fonoaudióloga Claudia Gondim abordará sobre “Aconselhamento em aleitamento”.

A realização faz parte da programação de atividades que estão acontecendo desde o dia 30 de julho nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Instituída em 2015, a Semana Municipal de Aleitamento Materno de Sorocaba acontece todos os anos na primeira semana do mês de agosto ou conforme agenda estabelecida pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, o evento é de extrema importância e Sorocaba realiza as atividades alusivas à Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1992, antes mesmo do Ministério da Saúde, que começou a promovê-la em 1999. “A secretaria está empenhada nas atividades e as 32 UBSs promoveram ações para orientar todas as mães. Eu tenho dois filhos e amamentei ambos, sei o quanto é difícil amamentar e como a orientação é importante sobre os cuidados que devemos tomar”, ressalta Dra. Marina.

Semana mundial

Desde 1992, mais de 120 países celebram a Semana Mundial da Amamentação de 1º a 7 de agosto. Estes dias foram definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com base na Declaração de Innocenti, assinada em 1º de agosto de 1990. Em 2018, o tema da Semana Mundial de Amamentação é “Aleitamento materno: a base da vida”.

Segue abaixo a programação das UBSs nesta sexta-feira:

 

UBS Aparecidinha: Painel mitos e verdades – Sessão “Luz, câmera, amamentação” – Filme e orientação sobre aleitamento materno.

UBS Barcelona: Palestra e roda de conversa com as gestantes e puérperas sobre amamentação e sua importância. Coffe Break. Exposição de cartazes sobre amamentação nos espaços comuns da unidade.

UBS Haro: Palestra sobre amamentação às 9h.

UBS Cerrado: Palestra sobre amamentação às 14h.

UBS Rodrigo: Roda de conversa na sala de espera sobre a importância da amamentação e dieta saudável e divertida.

UBS Maria Eugênia: Palestra sobre engasgos e seus primeiros socorrros.

UBS São Guilherme: Palestra sobre a importância da amamentação.

UBS Sorocaba I: Informações sobre alimentação do bebê.

UBS Wanel Ville: Orientação sobre aleitamento materno em sala de espera.
Teatro de fantoches “Amor e saúde para sempre” às 14h. Café com o tema “Mães que amamentam, um ato de amor.”

UBS Maria do Carmo: Palestra sobre amamentação e o vínculo mãe e filho às 9h.

 

Tags: