Seaban promove ação em prol do projeto ‘Feira Limpa’

Por: Carol Fernandes (programa de estágio) - supervisão de Neide Barbosa

Foto: Adler M. de Barros

O Secretário de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), Fernando Oliveira, deu início a uma importante ação de conscientização de feriantes e consumidores dentro do projeto “Feira Limpa” . A ação ocorreu na feira livre que funciona às terças-feiras na Praça Frei Baraúna (Fórum Velho), no centro da cidade. Na ocasião, foram entregues sacos plásticos e panfletos como forma de orientar e despertar a mudança de comportamento do feirante e da população para evitar o acúmulo de lixo espalhado nas ruas após o encerramento de cada feira.

De acordo com a lei 11082/2015, é de responsabilidade do feirante manter limpa a área ocupada pelo módulo de venda, desde sua montagem até sua desmontagem. Para Fernando Oliveira, a ação visa reforçar este compromisso em promover a organização das feiras. “É uma preocupação do governo José Crespo que tenhamos essas feiras sempre limpas não só pelo ambiente onde os feirantes passam uma parte do dia, mas também pelos consumidores. A feira é tradicional, é cultural, as pessoas gostam de comprar nas feiras, então nossa campanha é para que esteja bom para todas as pessoas”, disse.

O “Feira Limpa” surgiu a partir da dificuldade enfrentada pelos agentes que realizam o serviço de limpeza nas feiras livres de Sorocaba. Dessa forma, o prefeito José Crespo, através da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), atendeu a um pedido do CSA (Consórcio Sorocaba Ambiental), elaborando a campanha de ação. O projeto recebe apoio da Secretaria de Saneamento (Sesan), que disponibiliza contêineres ao CSA, e será realizado nas 43 feiras de Sorocaba.

Tags: