Secom e Ouvidoria realizam curso sobre o Portal da Transparência

Por: Viviane Gonçalves

Objetivo é esclarecer dúvidas e colher contribuições para melhorias na plataforma.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre como encontrar as informações dentro do Portal da Transparência da Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) e a Ouvidoria Geral, órgão da Secretaria de Gabinete Central, realizarão um curso gratuito para chefias da Prefeitura, vereadores e jornalistas nos dias 9 e 10 de agosto, no salão de Vidro do Paço Municipal.

A responsável pelo curso será a servidora Crislaine Aparecida Sansivieri, que é a coordenadora do Núcleo de Gerenciamento do Acesso à Informação Pública e a responsável pelo gerenciamento da plataforma digital dentro da Ouvidoria.

“Nosso objetivo é esclarecer dúvidas para facilitar o trabalho dos colegas jornalistas e colher contribuições para a melhoria da plataforma”, disse o secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira. Para o secretário de Gabinete Central, Eric Vieira, a ideia do curso é ampliar a transparência da informação, já que o governo do prefeito José Crespo sempre se pautou pela lisura na sua atuação.
“Nós temos consciência da necessidade de aprimoramento e estamos em busca de melhorias, por isso reunimos as secretarias que disponibilizam a maior parte das informações sobre o uso de recursos, matéria principal do Portal Transparência, para que a gente possa definir os itens a serem abordados, bem como uma possível inclusão de outros dados”, disse Liliana de Jesus, ouvidora geral.

No primeiro dia do curso (9), as informações serão ministradas para as chefias das secretarias da Prefeitura. O segundo dia será destinado apenas aos vereadores e jornalistas. A divisão dos públicos levou em conta as especificidades de cada público. Uma reunião de alinhamento, organizada pela Ouvidoria, com representantes da Conam – empresa que presta serviços na área digital para a administração pública.

Participaram os secretários Eric Vieira (Gabinete Central) e Marcelo Regalado (Fazenda) e representantes de outras três pastas, incluindo a Secretaria de Comunicação e Eventos, que é a responsável por atender a imprensa nas dúvidas frequentes de como encontrar determinadas informações.

A Prefeitura de Sorocaba implantou a ferramenta Portal Transparência quando entrou em vigor a Lei nº 12.527/2011 de Acesso à Informação e permitiu com isso que qualquer pessoa possa navegar e colher dados, como receitas, gastos, salários de funcionários, contratos, entre outras informações.

Referência

A plataforma utilizada pela Prefeitura de Sorocaba é a mesma usada em cerca de 60 cidades do Estado de São Paulo. “Sorocaba é referência quando se trata desse assunto. Além de ter sido uma das primeiras cidades a implantar o sistema, Sorocaba é uma das poucas em que o usuário encontra diversos tipos de informações que não são disponibilizadas por todas as prefeituras. O Portal da Prefeitura de Sorocaba foi e é considerado um dos melhores”, contou Douglas Caetano, diretor da Conam.

Esta referência citada pelo representante da empresa é, na verdade, resultado de um ranking divulgado pelo Ministério Público Federal, onde o Portal da Prefeitura de Sorocaba aparece nas primeiras colocações, com pontuação máxima.

Responsável pelo gerenciamento do Portal, Crislaine Aparecida Sansivieri ressalta que, devido à concentração de muitos dados, às vezes a ferramenta pode gerar muitas dúvidas. “Nós contamos hoje com funcionários de várias secretarias para ajudar no abastecimento das informações. São muitos dados. Acredito que este curso vai contribuir com maior transparência”, disse ela.

Tags:, , ,