Secretaria da Cidadania capacita sobre orçamento participativo

Por: Mariana Dearo - mapsouza@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria da Cidadania e Participação Popular, promoveu na tarde desta segunda-feira (22), um treinamento sobre orçamento participativo. A capacitação foi ministrada pelo consultor, Antônio Celso do Amaral e teve como objetivo, orientar assessores, chefes de divisão e diretores-gerais sobre a ferramenta que será inserida em breve, na secretaria.

Segundo o secretário da pasta, Mário Bastos, implantar o orçamento participativo é uma das metas do prefeito José Crespo para a Secid, pois de acordo com o último censo, divulgado em 2014, 353 municípios brasileiros já aderiram ao modelo. Entre eles, destaca-se o orçamento participativo implantado em Porto Alegre (RS), que é citado como referência mundial.

Para o consultor que ministrou o treinamento, por meio do orçamento participativo, a população pode se integrar politicamente com as questões municipais. Ele também aponta a importância da atuação do cidadão junto com a prefeitura. “A participação dos munícipes qualifica os processos decisórios, tornando-os legítimos e permitindo a discussão das prioridades”, explica.

O orçamento participativo é uma ferramenta importante de complementação da democracia representativa, permitindo que o cidadão debata e defina o destino de sua cidade. Através dele, os munícipes ajudam a definir as prioridades de investimento nos serviços a serem realizados anualmente, de acordo com o orçamento municipal, estimulando a cidadania e o compromisso entre o governo e sociedade.

 

 

Tags: