Secretaria da Educação de Sorocaba tem meta ambiciosa para alfabetização

Por: André J. Gomes

Objetivo da pasta é elevar a 100% o número de alunos alfabetizados até o terceiro ano do Ensino Fundamental.

De acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, compromisso formal assumido por todos os estados e municípios brasileiros, toda criança deve ser alfabetizada até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A partir dessa diretriz, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, estabeleceu uma meta audaciosa: em quatro anos, elevar a 100% o número de alunos da rede pública que atendam a esse requisito.

O objetivo da Secretaria é oferecer o maior número possível de condições para que todos os alunos nessa fase dominem a leitura e a escrita com excelência. “Temos uma equipe trabalhando com dedicação exclusiva nesse projeto”, diz a secretária da Educação, Marta Regina Cassar.

Segundo ela, o cumprimento dessa meta representa um grande avanço na gestão do ensino municipal. Atualmente, apenas 50% dos alunos que concluem o 3o ano fundamental são considerados alfabetizados. “Desde o início do ano, estamos preparando os nossos quase 1.000 alfabetizadores para dobrar esse número e estabelecer um novo padrão de excelência na educação municipal”, conclui Marta.



Tags:,