Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/secretaria-da-educacao-promove-integracao-para-166-funcionarios/
Acessado em: 17/10/2018 - 01h28

Secretaria da Educação promoveu integração para 166 novos professores

Por: Isabella Lopes (programa de estágio)
Foto: divulgação

Com o objetivo de acolher e proporcionar o conhecimento dos processos educacionais, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Recursos Humanos (Serh) e a Secretaria da Educação (Sedu), promoveu semana passada, nos dias 01 e 02 de fevereiro, a integração de 166 novos professores da rede municipal no Centro de Referência em Educação (CRE).

Com a presença da secretária da Educação, Marta Cassar, os encontros destacaram o compromisso da Prefeitura de Sorocaba com a prestação de serviços públicos de qualidade à população e a confiança no potencial e capacidade dos profissionais da educação; e o comprometimento da Sedu com o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa garantir aos alunos da rede municipal até o 3º ano do ensino fundamental, o direito à alfabetização junto a mediação dos professores em situações autônomas.

Uma das inovações apresentadas é a Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI), que garante aos estudantes do 1º ao 5º ano, materiais pedagógicos estruturados, cuja proposta atende a matemática como parte do patrimônio cultural da humanidade e um modo de pensar.

Entre as ações expostas está o Projeto Brasil Sustentável, cuja finalidade é colaborar com a construção de conhecimentos teóricos e práticos voltados ao enfrentamento e aos desafios ambientais e globais, despertando na criança a conscientização das práticas sustentáveis. Além disso, proporciona, através de matérias instrucionais e curso a distância via internet (EaD), a formação frequente dos orientadores pedagógicos.

A integração foi realizada pelos servidores da Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional; Divisão de Cadastro (DICAF), Divisão de Administração de Pessoal (DAP), Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), por meio da Escola de Gestão Pública, supervisores(as) de Ensino e gestores(as) de Desenvolvimento Educacional.