Secretaria da Educação realiza processo de atribuição do suporte pedagógico

Por: Bruno Rodrigues

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou na noite desta terça-feira (18) o processo de atribuição do suporte pedagógico – que é composto por supervisor de ensino, diretor, vice-diretor e orientador pedagógico – da rede municipal de Sorocaba.

O processo contou com cerca de 150 funcionários da Educação na rede, que incluía professores e integrantes do suporte pedagógico. A atribuição faz parte das ações de planejamento da Sedu para organizar as funções dos profissionais em 2019.

O professor de Educação Básica do CEI-08, Cesar Borba, que participou do processo de atribuição do suporte pedagógico explica os benefícios para os funcionários da rede municipal. “O processo de atribuição é uma oportunidade paras os profissionais da rede ocuparem novos cargos. No meu caso, por exemplo, posso ocupar os cargos de orientador pedagógico, vice-diretor, diretor e supervisor. Essa oportunidade é muito importante para que possamos conhecer outras comunidades, fazer a troca de experiência com outros profissionais, com outras equipes, conhecer outras realidades e ampliar o processo de integração nas escolas de Sorocaba”, disse.

Por meio de uma Instrução Conjunta das Secretarias da Educação e de Recursos Humanos é feito um processo seletivo interno que classifica os profissionais mais bem pontuados através de habilitações como pós-graduação, mestrado e doutorado. Através do Decreto nº22.664, de 2 de março de 2017, a Sedu passa a atribuir aos profissionais da rede a oportunidade de crescer internamente e expor suas qualificações. As designações dos cargos podem ser ocupados em curtos períodos, como em casos de afastamentos médicos ou longos períodos, que podem durar todo ano letivo.

A professora de Educação Básica do CEI-14, Milena Scarel Bertolli, que foi atribuída ao cargo de orientadora pedagógica da E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra” conta sobre a ocasião de ter experiência no novo cargo. “Tive a oportunidade de atribuir os cargos de vice-diretora e orientadora pedagógica, e entendo como uma grande chance de experimentar essas funções para criar uma identificação melhor com o cargo para quando houver a oportunidade de uma nomeação fixa por meio de concurso”, explica a professora.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: