DICA DE QUEM SABE – Secretaria da Saúde dá dicas para as festas de fim de ano

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio)

A Secretária de Saúde (SES) dá dicas importantes para que este fim de ano termine bem e que o começo de 2019 comece ainda melhor aos milhares de sorocabanos. Sabendo que o mês de dezembro é marcado por ser a data escolhida por muitas para curtir as férias, viajar, além das celebrações, é também marcado por ser muito quente e cuidados com a alimentação e hidratação precisam de atenção redobrada.

 

Com a chegada do verão, e com o aumento da temperatura, podendo ultrapassar os 40ºC, o médico e gestor técnico Lúcio Neves destaca a importância e cuidado com a hidratação, já que a perda de liquido e sais minerais são maiores do que em outras estações.

 

“A mais fácil e eficaz maneira de garantir uma boa hidratação é a ingestão de água. Além disso, podemos optar pelo consumo de frutas, que são alimentos de fácil digestão e que também cumprem muito bem esse papel. Além disso, cuidados com a exposição ao sol por longos períodos, utilizar o protetor solar são fatores primordiais para curtir esse fim de ano sem preocupações”, ressalta.

 

Outro fator importante que devemos prestar atenção é com relação à alimentação em clubes e praias, por exemplo, por causa das temperaturas elevadas, já que o calor pode inibir o apetite. Uma forma de contornar essa situação é consumir alimentos mais leves como, saladas, legumes, carnes magras e tomando cuidado com alimentos que possuem altas calorias e de difícil digestão.

 

Nas ceias, uma boa forma de torná-las mais leves e saudáveis, é não exagerar no excesso de carnes e pratos gordurosos como, o tender, costela, salgadinhos e embutidos, substituindo por carnes de aves, como o peru, frango, chester, peixe, sobremesas de frutas e pratos elaborados com legumes picados.

 

O cuidado também deve ser redobrado na hora de armazenar os alimentos, sempre que possível guardar os alimentos sob refrigeração, assim evitando o crescimento e o desenvolvimento de microrganismos causadores da intoxicação alimentar.

 

Para finalizar, estamos próximos de datas marcada por festas e de estarmos próximos de pessoas importantes, é necessário um cuidado maior pensando em si mesmo e também no próximo. A moderação ao consumir bebidas alcoólicas é sempre a melhor decisão. Caso seja feito o consumo, não dirija, conte com amigos, parentes ou com profissionais da área de transporte. Lembre-se: a festa é para todos e não queremos estragar a de ninguém.

 

Muito mais por Sorocaba!

Tags: