Secretária da Saúde participa da Semana de Práticas Integrativas e Complementares em UBSs

Por: Marcelo de Almeida Jr.

A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, participou na manhã desta quinta-feira (20) de duas atividades que integram a Semana de Práticas Integrativas que acontece nas Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba. A intenção da participação foi conhecer de perto as PICS e ouvir a satisfação dos usuários sobre essa iniciativa que se tornou diretriz no SUS (Sistema Único de Saúde).

A primeira UBS a ser visitada foi a de Brigadeiro Tobias, onde a titular da pasta experimentou práticas orientais para saúde, lideradas pelo instrutor Erick Misumi Watanabe. Cerca de 30 pacientes da unidade participaram de orientações que envolviam alongamento, respiração e meditação.

Para a aposentada de 62 anos, Marta Oliveira, a iniciativa da Secretaria de Saúde (SES) em promover essa semana foi excelente. “Eu vim na UBS porque eu tinha uma consulta agendada e aproveitei para participar. Foi excelente”, destacou a cidadã.

Segundo Erick Watanabe, as PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) não possuem restrição e nem limite de idade, apenas a disposição de querer participar. “Para ter vida tem que ter energia, para ter saúde essa energia tem que estar circulando. Tudo que fica parado começa virar foco de doença. É como se fosse o leito de um rio, se ele está fluindo, ele gera energia e vida. Se ele fica parado, começa empoçar e morrendo toda a vida. A energia precisa fluir no nosso corpo”, explica de forma filosófica.

A secretária da Saúde ressaltou a satisfação da SES conseguir promover a semana de PICS em todas as 32 UBSs da cidade. “A gestão do município precisa ser focada na promoção e prevenção da saúde e não na doença. Essas PICS são essenciais no complemento da prevenção como um todo e iremos expandir cada vez mais essas práticas”, detalha a titular.

Após a experiência na UBS Brigadeiro Tobias, Dra. Marina e Erick Watanabe, receberam um presente da coordenação em homenagem à participação e apreço pela doação da atividade.

Já na UBS Hortência, a secretária se deparou com uma degustação de chás medicinais organizada pelo aluno de nutrição da UNIP (Universidade Paulista), Guilherme Muramatsu. O estudante distribuiu amostras naturais de camomila, erva-doce, erva-cidreira e hortelã. Além de disponibilizar os chás para degustações e folhetos informativos explicando o modo de preparo e indicação diagnóstica a todos usuários da unidade.

A UBS também ofereceu a prática de reflexologia, que foi possível através de parceria com a IBRAPPER (Instituto Brasileiro de Apoio e Pesquisas a Pacientes Oncológicos em Reflexologias). A reflexologia é uma prática de medicina alternativa que consiste na aplicação de pressão nos pés e nas mãos de forma a produzir em efeito noutra parte do corpo. A pressão é aplicada com o polegar, dedos e mãos segundo técnicas específicas e sem a utilização de óleos ou loções.

As PICS ocorrem nas UBSs até essa sexta-feira (21). Em algumas UBSs essas práticas acontecem de forma fixa aos usuários da rede pública de saúde.

Tags: