Secretaria da Saúde realiza Fórum Avaliativo Anual dos Programas de Residências

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Educação em Saúde, realizou no último sábado (24) o Fórum Avaliativo Anual dos Programas de Residências Multiprofissionais. O objetivo do evento foi refletir e discutir questões estruturais a fim de qualificar o conteúdo teórico e prático previsto em cada projeto pedagogo, nos programas Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental com ênfase na Atenção Básica.

Estiveram presentes 59 pessoas, entre residentes e preceptores dos dois programas multiprofissionais, além da equipe gestora da Divisão de Educação em Saúde. Durante toda a manhã, residentes e preceptores se dividiram em grupos de trabalho e oficinas de construção de consensos, para levantar os principais temas para discussão.

Na parte da tarde, cada programa apresentou suas avaliações e propostas. O material produzido vai nortear a condução das atividades dos programas para o próximo ano. A Comissão Organizadora dará continuidade nos trabalhos e todas as questões levantadas serão discutidas com muito cuidado a fim de buscar as melhorias necessárias. “Esse momento é previsto na programação oficial da Residência e é muito importante para a construção democrática, compartilhada e contínua dos processos formativos e estruturais de nossos programas”, explica o chefe da Divisão de Educação em Saúde, Odair Nelson da Veiga.

As Residências Multiprofissionais em Saúde são programas de ensino na modalidade pós-graduação lato sensu, que se caracteriza como treinamento em serviço sob supervisão de profissionais habilitados, orientados pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir das demandas e realidades locais e regionais. Estes dois programas são desenvolvidos sob gestão da Secretaria da Saúde de Sorocaba.

Tags: