Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/secretaria-da-saude-realiza-integracao-dos-novos-residentes/
Acessado em: 19/05/2019 - 16h33

Secretaria da Saúde realiza integração dos novos residentes

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Prefeitura de Sorocaba, por meio Secretaria de Saúde (SES), realizará entre os dias 7 e 15 de março, a semana de integração dos novos residentes dos Programas de Residência Multiprofissional e Programa de Medicina de Família e Comunidade. Ao todo são 36 novos profissionais e que nesse período serão preparados para que possam compreender e exercer o papel profissional na sociedade. Desde a última quinta-feira (7) os residentes estão passando por atividades e apresentações dos serviços de saúde.

Nesta segunda-feira (11), os novos residentes participaram de mais apresentações dos serviços de saúde pública e no dia 15 serão apresentados aos seus respectivos preceptores, assim sendo feita a divisão para qual região atuarão, para que no dia 18 de março eles já comecem a exercer suas funções nas respectivas unidades. Com isso, todas as regiões da cidade terão cobertura da residência, ou seja, todas as equipes terão um profissional trabalhando em prol da população.

A fonoaudióloga, facilitadora do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, e professora do Programa Faimer Brasil, Vera Lúcia Garcia, foi convidada para ser a facilitadora e comandar a integração na última quinta-feira (07). Desde o inicio da integração, ela propôs uma metodologia ativa, com o objetivo de acolher os novos profissionais. “Minha sugestão para essa integração foi trabalhar acolhendo esses novos profissionais e facilitando a integração entre eles. Com uma abordagem crítica e ao mesmo tempo reflexiva, extrair deles as experiências antigas de preceptorias e a partir disso, dialogar para amadurecer essa concepção na questão do perfil que um residente precisa ter”, comenta.

Com uma dinâmica onde a proposta era formar grupos e a partir do trabalho em equipe utilizar figuras e objetos para representar o perfil que eles esperam que um residente tenha no dia a dia, Vera Lúcia, pode se aproximar do grupo e entender as expectativas e assim mostrar o que é de fato o trabalho da residência.

Para fechar o primeiro dia de integração, foi feita uma roda, onde cada integrante falou o que achou da dinâmica, da atuação da equipe e do seu próprio desempenho. Para a terapeuta ocupacional, Stephanie Bonifácio, a dinâmica em grupo ajudou a “quebrar o gelo” e de fato acontecer a integração. “O trabalho em equipe tem seus desafios, mas representam muito bem a diversidade do nosso trabalho”, ressalta.

Muito mais por Sorocaba!