Secretaria de Igualdade divulga agenda para Grupos de Apoio

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria de Igualdade e Assistência Social, a partir da Coordenadoria de Diversidade Sexual, divulgou a agenda de encontros do Grupo de Pais de Homossexuais (GPH) e do Grupo de Apoio à Diversidade Sexual (GADS), este último reunindo os jovens homossexuais e transgêneros.

O Grupo de Pais Homossexuais (GPH) surgiu a partir da iniciativa da escritora, professora universitária e pesquisadora, doutora Edith Modesto em São Paulo e a sua experiência permitiu a expansão das atividades para outras cidades, tendo sido criado em 2013 em Sorocaba. Já existia a preocupação, à época, de que muitos jovens estivessem perdendo o vínculo com as suas famílias em função da homossexualidade e dos desafios impostos pela dificuldade de aceitação dos seus círculos sociais.

O grupo passou a atuar no sentido de oferecer um espaço para o acolhimento dos pais, mães e também aos jovens LGBTT que sofrem o drama familiar de aceitar-se e serem aceitos pelas suas famílias.

Inicialmente desenvolvido pela Coordenadoria de Juventude, o Grupo passou agora a ser acompanhado pela recém criada Coordenadoria de Diversidade Sexual.

Acolhimento a jovens homossexuais

Além do GPH existe o GADS, Grupo de Apoio à Diversidade Sexual, que acolhe e reúne jovens homossexuais. O GADS se reúne duas vezes ao mês, uma para debater temas gerais ligados ao jovens homossexuais e outra em que o debate é específico ao segmento dos transgêneros. Durante os encontros os participantes podem trocar experiências e sanar dúvidas, bem como propor ações ao poder público.

O GADS se reúne todo primeiro sábado do mês às 15h, tendo como tema toda a diversidade sexual. O público nos encontros do GADS são os jovens homossexuais em geral.

Na segunda terça-feira de cada mês, o GADS se reúne novamente, mas desta vez para tratar de assuntos voltados aos homens e mulheres transgêneros. Esse encontro é às 19h30.

Na terceira terça-feira do mês, também às 19h30, tanto o Grupo de Pais de Homossexuais (GPH) quanto o GADS se reúnem, mas em salas separadas.

As reuniões dos grupos de apoio estão sendo realizadas no prédio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS), na rua Santa Cruz, 116 – Centro. Tanto pais, quanto jovens, que desejem participar podem entrar em contato com a coordenadora de diversidade sexual, Ana Miragaia, pelo telefone 15 3219-1920 ou pelo email amiragaia@sorocaba.sp.gov.br

Tags:,