Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/secretaria-de-saude-participa-de-acao-contra-sifilis-e-hiv/
Acessado em: 25/06/2018 - 03h04

Secretária de Saúde participa de ação contra sífilis e HIV

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A secretária de Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, participou de uma ação de prevenção da sífilis e HIV no dia dos namorados na terça-feira (12). O evento aconteceu no Terminal Santo Antônio e foi realizado pela Secretaria de Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais. Mil “kits do Amor Consciente” foram distribuídos às pessoas que passavam pelo local das 14h às 18h.

O kit foi composto de três preservativos masculinos, um preservativo feminino, um gel lubrificante e materiais impressos sobre os cuidados à prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O objetivo da ação foi alertar a sociedade sobre a sífilis, HIV e para o risco de propagação de outras infecções sexualmente transmissíveis, como HPV, herpes genital, gonorreia e hepatites.

Segundo a titular da pasta da saúde, a ação é de extrema importância por conta do aumento de casos novos de sífilis e HIV em Sorocaba. “Essa iniciativa da SES é muito importante e temos a intenção de expandir essas atividades na cidade para que a população volte a se prevenir contra essas doenças”, explicou. Dra. Marina também aproveitou para distribuir os kits e conversar com a população que passava pelo terminal.

Para a ajudante geral de 31 anos, Solange Gomes, a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba é excelente para a conscientização. “Eu não me preveni e acabei tendo uma gravidez indesejada. Hoje sei da importância da camisinha. Espero que haja mais ações como essa”, contou.

No caso do uso inadequado do preservativo, o indivíduo que se expôs às ISTs deve procurar o SAME/CTA em até 72h para realizar a Profilaxia Pós Exposição – PEP (testes rápidos + medicação). No caso de algum resultado positivo, o tratamento pelo SUS é completo e gratuito.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado) contam com uma equipe multiprofissional formada por 10 pessoas e oferece atendimento individual de aconselhamento em DST/HIV/Hepatites Virais. Lá também é feita a testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de campanhas educativas com foco na prevenção das DST/HIV/Hepatites, por meio de parcerias, distribuição de insumos de prevenção e materiais educativos.

O atendimento no CTA/SAME ocorre das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. A unidade fica situada à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência.