Secretaria de Saúde realiza ação na Vila Dignidade

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria de Saúde (SES), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Nova Esperança e Sorocaba I, realizou uma ação com o objetivo de promover a prevenção e atividades em prol da saúde dos idosos da Vila Dignidade. A programação aconteceu na quarta-feira (3) e faz parte das atividades que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Sorocaba em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (1º de outubro).

Os moradores das 20 residências receberam o grupo de caminhada da UBS Sorocaba I, que orientou os idosos sobre a importância da atividade física para auxiliar no combate de doenças como hipertensão e diabetes. Além disso, equipes de saúde realizaram aferição de pressão arterial e testes de glicemia capilar.

Outras duas atrações de destaque foram a presença do grupo “Enfermeiros da Alegria” e do coral da UBS Nova Esperança, “Vozes da Esperança”. Esses dois espetáculos trouxeram muita alegria e descontração entre os moradores que tiveram a oportunidade de participar de danças e cantar modas de viola.

De acordo com a supervisora de saúde da Atenção Básica, Ana Paula Diegues, o evento foi de extrema importância para melhorar a autoestima desses idosos e também para efetuar uma busca ativa para hipertensos e diabéticos. “Realizamos uma roda de conversa com os moradores para falar um pouco sobre união, convivência e perdão, pois eles moram em comunidade e precisam trabalhar esses quesitos. Outra consequência boa foi identificar quem precisa ser inserido nos programas de saúde da UBS Sorocaba I, que é a unidade de referência desse território”, explica Ana.

A Vila Dignidade abriga 20 residências em forma de um pequeno condomínio fechado na região do bairro Piazza de Roma. A escolha dos moradores obedeceu a uma série de critérios sociais e foi conduzido pela equipe de assistência social da Prefeitura de Sorocaba, que hoje atua na Secretaria de Igualdade e Assistência Social.

Tags: