Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/secretaria-de-saude-reforca-campanha-de-prevencao-ao-hiv-no-carnaval/
Acessado em: 26/05/2018 - 01h28

Secretaria de Saúde reforça campanha de prevenção ao HIV no Carnaval

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria de Saúde (SES), por meio do Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites virais, está reforçando a campanha de prevenção ao HIV nesse período que antecede o carnaval. Na última sexta-feira (02), equipes do programa entregaram materiais educativos e insumos de prevenção para mais de dez empresas e instituições. Esses locais contribuirão para fortalecimento da campanha de prevenção aos funcionários e clientes.

Já foram distribuídos mais de 15.000 insumos de prevenção, entre preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. Com essa ação se espera atingir cerca de 5.000 pessoas entre funcionários e clientes dessas instituições

Segundo a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Ísis Teixeira, além do HIV, também há o alerta para o risco de propagação de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sífilis. “O preservativo ainda é o método mais eficiente de prevenção das ISTs. Se o indivíduo teve exposição ao vírus, o paciente deve procurar uma unidade de saúde em até 72 horas, e em caso de resultado positivo, o tratamento no SUS é gratuito”, explica Ísis.

O Programa Municipal IST AIDS e Hepatites virais incentiva e colabora com todas as instituições que desejam realizar campanhas de prevenção às IST (Infecção Sexualmente Transmissível). Para solicitar materiais informativos e insumos basta entrar em contato pelo e-mail – coas@sorocaba.sp.gov.br[1] – informando a quantidade de funcionários ou número de pessoas que desejam atingir através da campanha. Dessa forma, o programa fornece todos os materiais.

Endnotes:
  1. coas@sorocaba.sp.gov.br: mailto:coas@sorocaba.sp.gov.br