Secretário de Educação visita obras da escola do Carandá

Por: Neide Barbosa

O Secretário de Educação de Sorocaba, Wanderlei Acca, visitou nesta sexta-feira (15), as obras de construção da escola municipal que atenderá os alunos do Conjunto Habitacional Carandá e Altos do Ipanema, na zona norte da cidade. As obras começaram no dia 24 de agosto e estão dentro do cronograma de entrega previsto para o início do próximo ano. A construção segue um modelo canadense de utilização de paineis estruturados de encaixe o que permite maior agilidade ao projeto que deverá ser referência no Brasil, segundo a RVV Construções e Empreendimentos, responsável pela obra.

Orçada em R$ 4.771.972,49, a escola do Carandá – que será a maior de Sorocaba – está sendo construída em uma área de 6.511 metros quadrados situada na divisa entre os dois residenciais (que ficam às margens da Rodovia Emerenciano Prestes de Barros – que liga Sorocaba a Porto Feliz), e deverá absorver 750 alunos da pré-escola até a nona série do ensino fundamental (fundamental I e II). O projeto prevê a construção de 25 salas de aula, quadra poliesportiva, banheiros, pátio coberto, cozinha, saguão de entrada e demais estruturas de serviços, totalizando 3.104,10 metros quadrados de área construída. O secretário de Educação, Wanderlei Acca, recebeu da construtora uma cópia da planta da escola para acompanhar todas as etapas do projeto que servirá de modelo para o Brasil.

Wanderlei Acca, destacou a importância da unidade para comunidade do Carandá e do Altos do Ipanema ressaltando que “o objetivo é atender os alunos daquela região sem que eles tenham que sair do bairro, oferecendo maior comodidade às famílias”, disse. Segundo o secretário, hoje, os 500 alunos que moram no Conjunto Habitacional Carandá são deslocados diariamente para a escola João Francisco Rosa, que fica na Vila Angélica.

Na última semana, a empresa finalizou a limpeza e terraplanagem do terreno e deve começar nos próximos dias o trabalho de fundação das colunas. Em seguida, será a vez da colocação dos painéis estruturados denominados de Concreto em PVC, o mesmo utilizado em várias construções do Canadá. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Roberto Varella, “o sistema é mais econômico e mais ágil porque utiliza o método de encaixe entre os módulos e não necessita de reboque, pintura ou outro material dessa natureza”. O engenheiro destacou ainda que esse sistema tem isolamento térmico para altas temperaturas e recebe tratamento adequado contra incêndio, além de ser um material impermeável.

A escola do Conjunto Habitacional Carandá e Altos do Ipanema está sendo construída por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público.

À esq. Secretário de Educação – Wanderlei Acca
Foto – Adriana Massa

Tags:, ,