Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/secretario-de-estado-discute-acesso-a-verbas-em-simposio-do-saae/
Acessado em: 19/12/2018 - 02h35

Secretário de Estado discute acesso a verbas em Simpósio Metropolitano do Saae-Sorocaba


O secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari, e o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daae), Francisco Eduardo Loducca, participam nesta sexta-feira (9), do 1º Simpósio Metropolitano de Saneamento em Sorocaba, com o tema “Avanços em saneamento básico e captação de recursos para investimentos”. O evento é idealizado e promovido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae-Sorocaba) e pela Secretaria de Saneamento da Prefeitura, com o apoio da Agência Reguladora Ares PCJ. Ele é realizado no auditório do jornal Cruzeiro do Sul, no Alto da Boa Vista, a partir das 8h30.

Foram convidados prefeitos e profissionais de companhias de saneamento de quase cem municípios, entre os abrangidos pela Região Metropolitana de Sorocaba e os consorciados à Agência Reguladora Ares PCJ. “A nossa autarquia soma vários exemplos de captação e bem-sucedidos investimentos com financiamentos e repasses públicos. O Saae-Sorocaba é referência”, enfatiza o prefeito José Crespo.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, explica que idealizou o Simpósio para compartilhar com todas as cidades da região os investimentos promovidos com financiamentos e repasses públicos. São obras que possibilitaram a despoluição do rio Sorocaba e agora é construída a estação equipada com a moderna tecnologia que faz uso do ozônio para tratar a água do mesmo rio, e distribuir o produto com extrema qualidade para o consumo dos sorocabanos.

“O Saae-Sorocaba possui equipe altamente qualificada que, neste evento, compartilha o know-how obtido com o seu trabalho. Excelentes profissionais de órgãos públicos e entidade parceira também expõem nas palestras”, anuncia o diretor-geral Ronald Pereira da Silva.

Confira a programação das exposições

O secretário de Saneamento da Prefeitura de Sorocaba, Alceu Segamarchi Júnior e o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, abordam as conquistas de recursos públicos. Alceu Segamarchi Júnior também é ex-secretário nacional de saneamento do Ministério das Cidades e acumula experiências no Governo do Estado.

O diretor de produção do Saae-Sorocaba, Reginaldo Schiavi expõe detalhes sobre a Estação de Tratamento de Água Vitória Régia, financiada com recursos públicos e do tratamento de água na cidade. Outros temas abordados pelo diretor Schiavi são “A situação global da água e o cenário da cidade de Sorocaba”, além de “Planeta água, novos desafios”.

O engenheiro Mauri Gião Pongitor trata sobre o Programa de Despoluição do rio Sorocaba, que também recebeu o apoio de recursos públicos e as suas etapas e investimentos, além das Estações de Tratamento de Esgoto e os seus benefícios

O diretor operacional de água do Saae-Sorocaba, Marcelo Moretto, mostra o cenário da falta de ações contundentes do Saae-Sorocaba até 2017 para combate as perdas de água tratada e mostra o que, a partir da atual administração, investe-se para o combate às perdas reais (geralmente por vazamentos ou manobras de rede) e perdas aparentes (faturamento, receita, fraude e hidrômetros com submedições).

O diretor Moretto também aborda os avanços conquistados com a instalação de macromedidores; o projeto-piloto do Centro de Distribuição da Região do Central Parque, que está próximo de ser concluído; além das conquistas de recursos públicos para investimentos e as ações do Saae-Sorocaba previstas para serem executadas em 2019 e 2020.

A “Eficiência energética: redução de custos e ganho de eficiência no saneamento básico” é o tema da palestra proferida pelas analistas de Regulação e Fiscalização da Ares PCJ, Daniele Bertaco Ramirez e Thalita Salgado Fagundes.

“A regulação no saneamento básico e o papel da Agência Reguladora no município” é tema abordado pelo diretor-geral da Ares PCJ, Dalto Favero Brochi e pelo diretor administrativo e financeiro da Ares PCJ, Carlos Roberto de Oliveira. O ouvidor da Ares PCJ, Iuri Domarco Botão profere a palestra “Ouvidoria e controle social: o papel do usuário da regulação”.

Serviço
Evento – 1º Simpósio Metropolitano de Saneamento em Sorocaba
Tema – Avanços em saneamento básico e captação de recursos para investimentos
Local – Auditório do jornal Cruzeiro do Sul / Fundação Ubaldino do Amaral (FUA)
Endereço – Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.800 – Alto da Boa Vista – Sorocaba
Horário – 8h30 às 16h