Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/secretario-robson-coivo-visita-porto-seco/
Acessado em: 24/06/2018 - 22h52

Secretário Robson Coivo visitou Porto Seco

Por: Thuanne Souza (Programa de Estágio)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter) tem visitado as principais empresas de Sorocaba para entender melhor a cadeia produtiva da cidade. Na última segunda-feira (12), o secretário da pasta, Robson Coivo, visitou a Aurora EADI – Porto seco, empresa especializada em controle de cargas de importação e exportação sediada em Sorocaba.

Reconhecida como EADI – Porto Seco pelo Governo Federal, a instituição está entre os 63 Portos Secos do país. A empresa possui grande importância para Sorocaba, pois realiza com expertise os diversos serviços de uma estação aduaneira, fomentando e atraindo empresas exportadoras e importadoras para o município.

Durante a visita, o secretário Coivo foi recebido pela diretora Paola Di Gregorio e o gerente geral Luis Pigatti, que apresentaram toda a infraestrutura, locais de armazenagens e câmeras frias para conservação dos produtos.

Sorocaba possui 120 empresas exportadoras, 234 empresas importadoras e muitas delas se utilizam desse serviço. Entre as diversas vantagens para as organizações, o gerente geral destaca: redução de custos e prazos para importações e exportações; auxílio nas questões operacionais, burocráticas e financeiras do desembaraço aduaneiro; o rápido escoamento das mercadorias e o recolhimento dos custos fiscais de importação apenas no momento de sua efetiva retirada do Porto Seco.

Segundo a diretora Paola Di Gregorio, em 2017, na avaliação de usuários sobre os serviços do recinto alfandegado, a empresa recebeu a maior nota de sua história: 9,6, contra 7,7 em 2012.