Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/secretario-se-reune-com-diretores-e-supervisores/
Acessado em: 19/11/2018 - 23h13

Secretário se reúne com diretores e supervisores de ensino e garante aproximação com a rede

Por: Marcelo Andrade

Novo titular da pasta destaca que fará encontros frequentes e visitas às unidades para conhecer as principais demandas e intensificar diálogo com os profissionais da Educação

A realização de reuniões frequentes com supervisores de ensino e diretores de todas as escolas que fazem parte da rede municipal, assim como a realização de visitas constantes às unidades como forma de conhecer in loco as principais demandas, ouvir sugestões e intensificar o diálogo os profissionais que atuam na área. Além disso, a garantia de que, a partir de agora, com um novo contrato assinado pela administração municipal, as escolas passarão a contar com reparos e manutenções necessárias de forma constante e mais rápidas. Essas medidas foram anunciadas na manhã de hoje pelo novo secretário de Educação de Sorocaba, o professor e jornalista André J. Gomes – nomeado na última sexta-feira pelo prefeito José Crespo -, durante encontro de apresentação aos supervisores e diretores das escolas da rede municipal de ensino.

O encontro foi realizado no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), que ficou completamente lotado e foi marcado por um clima de cordialidade e com os profissionais, ao final, com a avaliação de que “partir de agora deve-se iniciar um novo ciclo em prol da educação no município”.

O novo secretário, após fazer uma apresentação de sua formação e atuação tanto iniciativa privada como na pública, pediu desculpas de falta de diálogo que segundo ele vinha ocorrendo na pasta e destacou que a partir de agora inicia-se um novo ciclo, tendo como principal pilar justamente a buscar, cada vez mais, “por um ambiente acolhedor, de diálogo, de compartilhamento de ideias e ações, de forma transparente e constante.”

O caminho da gestão democrática passa por isso, ou seja, por diálogo, por harmonia, por entendermos que temos que trabalhar por um bem comum, que é o levar a qualidade de ensino cada vez melhor às nossas crianças, que são o futuro de nossa cidade, de nosso país”, destacou o secretário, que completou: “Acabou a angústia e vocês não terem a quem recorrer na Secretaria de Educação. Isso acabou!” O secretário fez questão de divulgar a todos os presentes seu número particular do aparelho de telefone celular e solicitou aos dirigentes de ensino que, sempre que tiverem alguma demanda que necessite sua atuação direta, para que não hesitem em procurá-lo.

Manutenção e gestão compartilhada

André J. Gomes explicou que as reuniões com supervisores e diretores das unidades de ensino serão constantes. Para isso, a pasta dividiu os encontros por territórios – Norte, Leste e Oeste -, sendo que eles acontecerão com grupos às terças, quartas, quintas e sextas-feiras. “Serão reuniões verdadeiramente executivas; produtivas. Delas, sairão resultados, ações, metas, resoluções de problemas…”, disse.

O secretário também informou que partir de agora, com um novo contrato assinado pela administração municipal, as escolas passarão a contar com reparos e manutenções necessárias de forma constante e mais rápidas. “Isso nos dá mais segurança de que teremos zero por cento de situações desagradáveis com os nosso alunos”, afirmou.

Também destacou a importância da implantação da gestão compartilhada na rede municipal de ensino, uma das metas do governo do prefeito José Crespo. Solicitou para que os profissionais que atuam na rede fiquem atentos quanto às notícias falsas, as chamadas ‘fake news’, veiculadas sobretudo nas redes sociais ou até mesmo em alguns veículos de comunicação, que muitas vezes, não solicitam informações oficiais à administração municipal. “A gestão compartilhada é uma realidade. A rede municipal, a partir do ano que vem, deverá aumentar de forma significativa, com mais de 20 novas unidades e não dispomos de recursos humanos. Por isso, ajudem-nos. Vamos discutir o assunto; a escolhermos as melhores OS’s (Organizações Sociais), que deverão gerir esses locais. Ajudem-nos a fazer isso funcionar. O legado é de vocês. O governo passa e por isso, temos que deixar as questões político-partidárias de lado e trabalharmos em prol da nossa sociedade”, disse.

A supervisora de ensino Aparecida Gutierres elogiou o novo secretário pela realização do encontro onde, segundo ela, pode conhecê-lo, tirar suas dúvidas e saber das perspectivas futuras. “Estou muito otimista. A realização de reuniões constantes, proposta pelo secretário, é muito positiva e necessária. Estou confiante e, essa confiança, passa pelas novas ações em benefício da rede municipal de educação”, disse. Opinião que foi compartilhada pela também supervisora de ensino Ana Rosa Resende.