Secult irá apoiar Carnaval de rua

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Apoio será institucional e não financeiro

A Secretaria da Cultura (Secult) irá apoiar a realização do carnaval de rua em Sorocaba. Considerada como uma das maiores e mais importantes festas da cultura popular brasileira, o Carnaval já teve dias de apogeu no interior paulista, sobretudo em Sorocaba, onde era comemorado através de corsos, blocos partindo dos bairros e do tradicional desfile de rua. Contudo, nos últimos anos, passou por momentos de declínio e só resistiu graças à ação das escolas de samba e algumas outras organizações.

Apenas neste ano, em que o governo atual trabalha com o orçamento do governo anterior, o qual não previa a realização do Carnaval neste ano e portanto não deixou recursos, o secretário de Cultura, Werinton Kermes, irá orientar as ações do poder público no sentido de dotar o Carnaval ao menos de elementos mínimos de estrutura e comodidade ao público. As ações prioritárias serão no auxílio da organização, no diálogo com a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e outros órgãos que possam participar do evento. Segundo Kermes, “iremos trabalhar com o que temos, com a nossa estrutura, sem gerar gastos para o município, até porque não temos esses recursos. Vamos garantir ações mínimas, equipamentos de som, a montagem de gradis e a instalação de banheiros químicos”

O Carnaval, além de manifestação da cultura popular, tem sua importância econômica e social. Em Sorocaba a festa gera centenas de empregos diretos e indiretos ao longo do ano. Costureiras, músicos, vendedores e outros profissionais sobrevivem da festa.

Para esse ano o local dos desfiles ainda não foi definido e será discutido com representantes das escolas de samba.

Tags:, ,