Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sedet-presta-servicos-de-atendimento-ao-cidadao/
Acessado em: 04/06/2020 - 07h05

Sedet presta serviços de atendimento ao cidadão

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

 

Em seus diversos espaços distribuídos pela cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), disponibiliza atendimento diário aos sorocabanos sobre os diferentes serviços que oferece. Um dos espaços de maior fluxo de pessoas é o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado á Rua Coronel Cavalheiros, no centro.

Diariamente passam pelo local cerca de 400 pessoas. Entre os serviços oferecidos nos balcões do PAT estão os de emissão de Carteira Trabalho, cadastro no sistema Mais Emprego, inscrição para o programa Time do Emprego, encaminhamento para vagas no mercado de trabalho ou, ainda, para uma entrevista de emprego, que acontece na Sala do Empresário. A maioria do público que busca o PAT ou é para o primeiro emprego, ou para a reinserção no mercado de trabalho. A emissão de carteiras de trabalho também é significativa: a solicitação tanto da primeira ou da segunda vias do documento chega, em média, a 900 unidades por mês.

Diferencial do PAT de Sorocaba, a Sala do Empresário é um espaço muito utilizado. No local, as empresas contam com estrutura para atender os candidatos, realizar entrevista e já efetuar contratações. “Criamos esse espaço que facilita para as duas partes, principalmente para o candidato. A pessoa chega ao PAT e se seu perfil atende ao que a empresa solicita, imediatamente ela é encaminhada para entrevista na Sala do Empresário e pode até voltar para casa empregada. Com isso economiza-se tempo e dinheiro”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Geraldo Almeida.

Turismo

O casal Elisabeta Mercanti e Guibo Bellone, de Milão (Itália), escolheu Sorocaba como um dos destinos para passeios no Brasil. Tão logo chegaram a cidade, os jovens procuraram a Casa do Turista onde, além de informações sobre Sorocaba e seus pontos turísticos, os italianos receberam orientações de como chegar, dicas dos melhores lugares para se hospedar e fazer as refeições.

A Casa do Turista, foi criada pela Prefeitura para servir de ponto de apoio aos visitantes que chegam a cidade diariamente, seja a negócios, por motivos de saúde, educação ou, simplesmente, para passear e conhecer Sorocaba. São dezenas de pessoas atendidas mensalmente, oriundas da região, do Estado ou de outros municípios do Brasil e do exterior.

A Sedet ainda mantém um balcão de atendimento ao público no Espaço Empreendedor. O local atende principalmente aos micro e pequenos empreendedores que buscam informações sobre os procedimentos para formalização, cursos e palestras ou, ainda, sobre empréstimos do Banco do Povo Paulista. Ali, a média de atendimento é de 900 pessoas por mês.

Na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), na Av. General Osório, na Vila Barão, a Sedet mantém atendimento ao público para informações e inscrições para cursos de qualificação e requalificação profissional, o Serviço Inspeção Municipal (SIM) e dados sobre o desenvolvimento econômico do município.

Já o atendimento da Unidade Municipal de Cadastramento (UMC), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), acontece desde o ano passado no Sindicato Rural de Sorocaba, localizado na Rua Cônego Januário Barbosa, no Vergueiro. No local acontece o recebimento de documentos e o cadastro dos imóveis rurais, a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e a inclusão dos dados no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) de áreas de até quatro módulos fiscais (12 hectares). Para ser atendido, o interessado deve fazer agendamento pelo telefone (15) 3411.9984.

Outro setor importante com atendimento ao público é o Projeto Metareciclagem, que funciona na Vila Barão. Além de dar destinação adequada ao chamado lixo eletroeletrônico, o projeto oferece cursos de capacitação profissional a jovens e adultos dos bairros Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira e adjacências. Cerca de 50 mil cidadãos passaram pelo local nesses últimos anos, seja para informações, para inscrição aos cursos, para tirar cópias de documentos ou currículos.

Serviço:

Sedet: Av. General Osório, 1.840 – Vila Barão – Telefones 3316.1636/1639

 

PAT – Rua Coronel Cavalheiros, 353, próximo ao Terminal São Paulo. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 – Telefone (15) 3211.4231.

 

Espaço Empreendedor: Av. Afonso Vergueiro, 1.927 – Santa Teresinha – Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30 – telefone 3202-9152

 

Banco do Povo: Av. Afonso Vergueiro, 1.927 – Santa Teresinha – Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30 – telefone – 3229-2370

 

Metareciclagem: Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Av. 9 de julho, 1.066 – Vila Barão – telefone 3417-3825.

 

Casa do Turista: Av. Afonso Vergueiro, 310, prédio anexo à Estação Ferroviária. Atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h. Telefones (15) 3233-2043 e 3211-2043.