Segunda-feira será realizada a Blitz da Biodiversidade na av. Itavuvu

Por: Secom Sorocaba

Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará na segunda-feira (11), das 8h30 às 11h30, a 9ª edição da “Blitz da Biodiversidade” na avenida Itavuvu, em frente ao Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade.

De acordo com o secretário Jessé Loures, a Blitz da Biodiversidade é uma parceria realizada entre o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e o Parque da Biodiversidade, que tem como objetivo sensibilizar os motoristas de Sorocaba e região sobre o problema do atropelamento de animais silvestres e também divulgar o Sistema Urubu, considerado a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira.

O Sistema Urubu é uma proposta do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) com o objetivo de reunir, sistematizar e disponibilizar informações sobre a mortalidade de fauna selvagem nas rodovias e ferrovias, de modo a auxiliar o governo e as concessionárias na tomada de decisão para redução destes impactos.

Ele possui um aplicativo chamado Urubu Mobile, que é gratuito e permite a qualquer cidadão brasileiro (que tenha um aparelho celular com câmera, GPS e internet) auxiliar no monitoramento de casos de animais silvestres atropelados.

Ao encontrar um animal atropelado, a pessoa o fotografa através do aplicativo e a foto e a localização são enviadas ao CBEE, que consegue, então, traçar um panorama dos atropelamentos de fauna silvestre em todo o Brasil e com isso criar estratégias e medidas preventivas em relação a este problema.

Segundo dados do CBEE, no Brasil cerca de 475 milhões de animais silvestres são atropelados por ano, sendo que Sorocaba também sofre com o problema de animais silvestres atropelados, principalmente em sua área rural e em áreas periféricas da cidade onde se encontram fragmentos de vegetação – entre elas a região do entorno do Parque da Biodiversidade.

De modo geral, os animais atravessam as estradas e rodovias em busca de alimento ou de um novo local para viver, em consequência da destruição dos habitats naturais e do crescimento urbano.

 

Tags: