Seis espécies de árvores podem ser retiradas no CEA Rio Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza nesta semana seis espécies de árvores nativas e frutíferas no Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba): aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, araçá, goiaba, amora e pitanga. O atendimento na unidade é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e, aos sábados, das 9h às 13h.

Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo é fazer com que os sorocabanos ajudem na ampliação da área total vegetada no município, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana. Cada munícipe pode pegar gratuitamente até duas mudas no local.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, espécies frutíferas como a amora, o araçá, a pitanga e a goiaba são ideais para o plantio em quintais. Já a aroeira-salsa pode ser plantada também nas calçadas.

Entre os benefícios de arborizar uma cidade estão um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar e proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer. As espécies frutíferas, por exemplo, além de produzirem frutos para o consumo próprio, também atraem diversas espécies de pássaros, borboletas e até abelhas, fundamentais para a polinização que gera a frutificação.

No momento da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente apresenta ao munícipe as características de cada árvore, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio.

O CEA Rio Sorocaba está localizado na Avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo.

Tags:,