Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/selo-social-promove-a-primeira-reuniao-com-as-organizacoes/
Acessado em: 23/10/2020 - 19h10

Selo Social promove a primeira reunião com as organizações participantes

Por: Nerci Marcello

A Secretária da Cidadania e Participação Popular (Secid), Suélei Gonçalves Flores, foi a anfitriã do primeiro encontro do 5º ciclo do Selo Social Sorocaba, realizado esta semana em Sorocaba. Idealizado pelo Instituto Abaçaí Brasil, o Programa tem como objetivo mobilizar organizações dos três setores da sociedade (governo, empresas e organizações não governamentais), para viabilizar e desenvolver projetos sociais locais.

Para o Prefeito José Crespo, o Selo Social de Sorocaba representa um avanço fundamental no reconhecimento de corporações da iniciativa privada, organizações sociais e órgãos públicos que efetivamente têm se dedicado nesse sentido. “Cada uma dessas forças representa uma prova viva e inspiradora para que tenhamos cada dia mais projetos inovadores para o bem da nossa população”, disse.

A reunião, que iniciou o ‘Ciclo 2019 – Transformar’, teve a coordenação do diretor-geral do Instituto Abaçaí Brasil, Áureo Giunco Júnior, e contou com as organizações participantes, que se organizaram em grupos de trabalho no ciclo anterior (Planejar) e elaboraram propostas de projetos, que foram apresentadas a uma banca constituída por funcionários qualificados da Prefeitura. Os componentes da banca ofereceram orientações e dicas para que os grupos possam desenvolver os projetos até o final do ano.
Os projetos sociais apresentados versam sobre as áreas de meio ambiente, educação, inclusão, saúde, cultura, economia e urbanização, tendo sempre como principal objetivo o de melhorar a qualidade de vida local.

Áureo apresentou um calendário mensal de encontros presenciais e virtuais até o final do ano, com o objetivo de acompanhar e oferecer assessoria aos participantes, para garantir a execução dos projetos e fomentar a certificação das organizações, culminando com a cerimônia de entrega dos certificados, prevista para o início do próximo ano.

Novas instituições interessadas em ingressar no Selo Social – no ciclo atual -, deverão, necessariamente, ser acolhidas por um dos grupos de trabalho constituídos e podem realizar a inscrição no link http://www.selosocial.com/inscricao.
“O foco principal é assessorar os grupos até o final do ano, mapeando e ajudando plantar projetos sustentáveis criados em parceria com as organizações”, disse Áureo.

A participação ativa encerra com a certificação de responsabilidade social (Selo Social) àqueles que entram no processo e conseguem demonstrar os impactos sociais sustentáveis de seus projetos para a cidade. Organizações parceiras investem no programa, de forma a possibilitar a sua gratuidade aos participantes, além de impulsionar projetos que proporcionam uma vida com mais qualidade em vários sentidos.

Muito Mais Por Sorocaba!