Sema e Defesa Civil participaram de oficina para Operação Estiagem

Por: Secom Sorocaba

Na última quinta-feira (17), funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Defesa Civil de Sorocaba participaram de uma oficina preparatória da Operação Estiagem (OPOE). O treinamento foi realizado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec/SP), em Salto (SP).

O objetivo foi capacitar os agentes de Defesa Civil de 47 cidades da região de Sorocaba e levar conhecimento àqueles que, direta ou indiretamente, estão comprometidos com o assunto para atuarem em situações de emergência, principalmente envolvendo ocorrências de fogo em mata.

“É muito importante a participação dos nossos funcionários em treinamento como esse para aprimorar ainda mais o conhecimento, já que nesta época de estiagem o número de incêndios se agrava em nossa região. As queimadas trazem danos à saúde e ao meio ambiente, comprometendo, principalmente quem sofre com problemas respiratórios crônicos, como a asma e a bronquite”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

Durante o encontro, foram tratados assuntos como Legislação Básica Aplicada à Proteção e Defesa Civil, Meteorologia Aplicada, Ferramentas para Monitoramento da Estiagem, Planos de Contingência e Formação de Brigadistas. Além disso, foi oferecido um treinamento prático para os brigadistas de como proceder com fogo em mata.

 

 

 

Tags:,