Sema faz ação de sensibilização para o descarte correto de bitucas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará nesta quarta-feira (20), das 9h às 12h, uma ação educativa no Mercado Municipal, no Centro, para divulgar e sensibilizar a população a respeito do descarte correto de bitucas de cigarro.

Durante a atividade, a equipe de Educação Ambiental da Sema vai abordar as pessoas que estiverem no local e vai dar instruções de como descartar de maneira segura as bitucas de cigarro, deixando de poluir o ambiente. As bitucas descartadas no chão, além de causar impacto visual, tendem a serem levadas até os corpos d’águas, como lagos e rios.

Além disso, muitas pessoas descartam as mesmas pelas janelas dos veículos provocando um impacto que pode gerar danos maiores, como riscos de incêndios, se estas entrarem em contato com materiais inflamáveis ou secos. Outra orientação será para que mesmo que as pessoas não encontrem locais para o descarte correto, que elas guardem as bitucas usadas para depois descartarem corretamente.

A equipe da Sema também vai mostrar ao público qual o produto final do processo de reciclagem, que servirá de matéria básica (celulose) para a produção de papéis.

Atualmente, Sorocaba conta com 130 caixas coletoras em vários pontos da cidade, como Paço Municipal, Casas do Cidadão, parques, terminais de ônibus, entre outros próprios municipais. A empresa responsável realiza a coleta semanal, assim como a limpeza e manutenção das mesmas.

A ação educativa será replicada em diferentes espaços que possuem as bituqueiras instaladas, que podem ser conferidos aqui: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/educacaoambiental/reciclagem-de-bitucas-de-cigarros/. O Mercado Municipal está localizado na rua Padre Luís, 82, no Centro.

 

 

 

Tags: