Sema faz atividades sobre arborização urbana para alunos do CEI-57

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A escola ganhará quatro árvores em seu jardim

A Prefeitura de Sorocaba realiza nesta terça-feira (dia 8), das 9h às 11h e das 14h às 16h, uma ação educativa com 400 crianças entre 4 e 6 anos de idade matriculadas no Centro de Educação Infantil “Engº João Salerno” (CEI-57), no bairro Júlio de Mesquita Filho. O objetivo é tratar sobre a importância da arborização urbana. Além de um plantio de árvores no jardim da unidade, com a participação dos alunos, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) levará contação de história e pintura corporal.

A estratégia da equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente é trabalhar o tema de forma lúdica e divertida, para que os pequenos retenham os ensinamentos passados na ação. Para cada faixa etária são utilizadas estratégias diferentes de conscientização.

A arborização urbana contribui com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar, proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer.

As 16 turminhas do CEI-57 ouvirão o conto “Juca e a árvore”, de autoria de Carolina Barisson, que aborda a relação de um menino com uma árvore. Carolina, que também é funcionária da Secretaria do Meio Ambiente, relata a história do garoto que morava ao lado de uma praça e todos os dias cuidava de uma pequena planta que havia ali. Um dia, a planta cresceu e se tornou uma árvore grande e bonita que presenteou Juca e todas as pessoas do bairro com sombra, frutos, flores e ar puro. As crianças também ganharão uma pintura corporal.

Além disso, serão plantadas quatros mudas de árvores de espécies nativas na própria escola, com a ajuda dos alunos. Serão plantadas duas quaresmeiras e dois ipês-amarelos.

Escolas ou grupos interessados em receber a ação educativa gratuitamente, devem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3219.2280, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O CEI-57 está localizado na Rua José Virgílio da Silva, 307, no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste de Sorocaba.

Tags:, ,