Sema levou ação de posse responsável de animais ao Jardim Abatiá

Por: Secom Sorocaba

No último sábado (21), quando o prefeito José Crespo inaugurou a Praça “Etelvina Vieira de Miranda”, no Jardim Abatiá, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) levou uma ação educativa de posse responsável e cuidados com os animais a centenas de pessoas que participaram do evento.

O objetivo da ação foi orientar e conscientizar a população sobre posse responsável e cuidados com os animais, a importância do convívio harmônico entre animais e seres humanos, a proteção e o bem-estar animal. Durante a atividade, a equipe da Sema entregou folhetos educativos sobre o tema.

O material trata dos benefícios da relação entre o homem e o animal, o bem-estar animal, maus tratos, fogos de artifício, abandono de animais domésticos, crimes ambientais e como o cidadão deve cuidar bem do seu animal, incluindo os benefícios da castração.

Ganhar a companhia de um cachorro ou gato é uma experiência única e que faz bem a toda família. Mas, é preciso lembrar que os animais de estimação exigem atenção e respeito. Por isso, é necessário assumir um compromisso de “posse responsável”.

Não basta dar comida e água, é preciso vacinar, levar com frequência ao veterinário, não deixar cachorros e gatos soltos na rua, colocar coleiras com identificação, para em caso de fuga, facilitar o resgate. É necessário ainda fazer passeios frequentes para que o animal possa se exercitar.

Mais informações sobre posse responsável podem ser obtidas no site da Secretaria do Meio Ambiente: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

 

 

 

Tags: